“Temos que continuar buscando a igualdade de gênero”, afirma Valentina Jungmann durante posse no IAB

A posse de Valentina Jungamann ocorreu durante sessão virtual
Publicidade

Autora da proposta aprovada pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estabelecendo a paridade de gênero na formação das chapas concorrentes nas eleições para a ocupação dos cargos no Sistema OAB, Valentina Jungmann, foi empossada, no dia 20 passado, durante sessão virtual, como membro efetivo do Instituto de Advogados Brasileiros (IAB). Ela defende uma advocacia ainda mais plural e representativa.

“Temos que continuar buscando a igualdade de gênero que nos é assegurada pela Constituição”, afirmou a nova consócia, que acrescentou: “com a atuação dos colegas do IAB, conseguiremos intensificar a inclusão da mulher nos ambientes políticos”. Na sessão, conduzida pela ex-presidente nacional do IAB Rita Cortez, também foram empossados o defensor público Bruno Joviniano de Santana Silva e o advogado Leonardo Gomes de Aquino.

Valentina ingressou no IAB graças à proposição apresentada pelo então secretário responsável pelas Relações Institucionais e coordenador da atuação das Representações Estaduais, Jorge Folena, e pela representante do IAB em Goiás, Manoela Gonçalves Silva. A nova consócia escolheu fazer parte da Comissão da Mulher Advogada. Ao saudá-la, Jorge Folena afirmou: “É uma satisfação receber Valentina no IAB, por se tratar de uma grande lutadora pela ampliação da presença feminina nos espaços políticos”.

O defensor público Bruno Joviniano de Santana Silva, que atua no Maranhão, optou pela Comissão de Criminologia, presidida por Márcia Dinis, que o indicou ao IAB. Ele foi saudado pela 1ª vice-presidente da comissão, Roberta Duboc Pedrinha, que afirmou: “É um defensor público atuante, que terá muito a contribuir com o Instituto”. Na sua primeira manifestação, o novo membro se disse “honrado” com a aprovação do seu nome pelo IAB, tratado por ele como “uma gloriosa instituição que, desde a sua criação, pautou-se pela construção de um projeto para a sociedade brasileira, a partir de reflexões jurídicas, buscando a tutela dos direitos e garantias fundamentais”.

A vinda de Leonardo Gomes de Aquino, que milita no Distrito Federal e escolheu a Comissão de Direito Empresarial, foi uma iniciativa da representante do IAB no Rio Grande do Sul, Carmela Grüne, e de Jorge Folena. “Especialista na área empresarial, Leonardo Gomes de Aquino tem vários livros publicados, é um advogado muito competente e irá nos ajudar muito com pesquisas e pareceres voltados para a defesa da soberania e da democracia”, garantiu Carmela Grüne. Em seu discurso, o novo consócio disse: “Entrar neste instituto secular mostra a importância dos estudos, que, aliás, não devem ser voltados somente para a proteção às pessoas, mas também às ações empresariais, que são indispensáveis à economia nacional e à formação de uma sociedade mais justa”.

Na mesma sessão extraordinária, o jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni, membro da Corte Interamericana de Direitos Humanos, tomou posse como sócio benemérito do IAB.