“Temos em comum a luta pela inclusão”, diz Valentina Jungmann em visita ao prefeito de Aparecida

Publicidade
Prefeito Gustavo Mendanha e Valentina falaram de suas experiências e de projetos que podem ser desenvolvidos em parceria, no futuro

Primeira mulher pré-candidata à presidência da OAB-GO, em 80 anos da instituição, Valentina Jungmann é autora do Projeto Paridade, aprovado no Conselho Nacional da OAB, que exige que as chapas, para concorrerem às próximas eleições de novembro/2021, deverão atender ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, entre titulares e suplentes, nos Conselhos e nos cargos de diretoria. Atuou, também, pela aprovação do Projeto Equidade Racial, que inclui nas chapas 30% de advogados(as) pretos e pardos.

Na visita de cortesia, o Prefeito Gustavo Mendanha e Valentina falaram de suas experiências e de projetos que podem ser desenvolvidos em parceria, no futuro. Um dos prefeitos mais jovens do Estado, Gustavo Mendanha está em seu segundo mandato e foi reeleito com votação histórica de quase 96% dos votos válidos pelo MDB. Aparecida de Goiânia é o segundo maior município do estado, com mais de 660 mil habitantes.

Gustavo Mendanha ressaltou que a cidade “está investindo em tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida dos seus moradores. Investir em inteligência é investir na cidadania”. Um dos pilares da campanha da advogada Valentina Jungmann é a que a OAB retome o seu papel de guardiã da sociedade, atuando de forma incisiva na defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito e da justiça social.

Outro tema discutido foi o acesso do cidadão à justiça, oportunidade em que Valentina Jungmann ressaltou que “o alto valor das custas judiciais em Goiás impede o direito de acesso à justiça, principalmente dos menos favorecidos economicamente. Por isso, vamos enfrentar esse problema, inclusive propondo as alterações normativas que se fizerem necessárias”. Trataram, ainda, do direito do(a) cidadão(a) à saúde e dos seus custos; da situação do complexo prisional instalado na Região Leste do município; do Centro de Esportes e Lazer – CEL – da OAB, localizado também em Aparecida de Goiânia e da necessidade de maior democracia nas instituições.

Ao término da reunião, o Prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância das políticas públicas de respeito aos direitos humanos, da igualdade para as mulheres e de inclusão da pessoa com deficiência. “Fico feliz em ver o comprometimento de Valentina com a advocacia e com o nosso Estado. Sem dúvida, uma entidade como a OAB pode contribuir muito com o avanço social que todos desejamos”, concluiu o prefeito.

Valentina ressaltou a importância do diálogo com as autoridades dos Poderes constituídas, afirmando que “todas serão tratadas com consideração e respeito, mas agiremos com total independência e autonomia. Entendemos ser esse pressuposto indispensável para que a OAB possa atender suas finalidades e defender a advocacia”.

Participaram da reunião os secretários municipais de Aparecida de Goiânia, Arthur Henrique (Administração), secretário-executivo Davi Mendanha (Gabinete de Segurança Institucional) e os advogados Cristiane Pavan, Ênio Salviano, Márcia Ribeiro e Sérgio Crispim.