Soldados do Simve são chamados para entregar fardas e documentos

simve 3

O efetivo do Serviço de Interesse Militar Voluntário Especial (Simve) já começou a ser convocado para entrega de fardamento e documentos para exoneração do cargo provavelmente na próxima segunda-feira. A medida cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal que confirmou a inconstitucionalidade da lei estadual que criou o Simve em Goiás.

Nesta sexta-feira (22), em função de orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) a respeito da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descontinuidade do Serviço de Interesse Militar Estadual (Simve), a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPGO) esclareceu que a Polícia Militar dará mesmo início aos procedimentos administrativos internos para a desmobilização do efetivo referido.

Além disso, a PGE informa que a SSPGO e o Comando Geral da PMGO já colocaram em prática as medidas administrativas e operacionais para compensação da retirada do efetivo do Simve. Tais medidas, determinadas pelo Governo de Goiás, incluem a redistribuição da verba AC-4, que se refere ao trabalho voluntário extra-remunerado, além das providências para realização de concurso público para suprir a demanda do efetivo.

A SSPGO ressalta que, mesmo com a decisão do STF, os indicadores de produtividade da Polícia Militar do Estado de Goiás se mantêm dentro da normalidade, registrando 384.989 abordagens, 2.150 apreensões de droga, 1.095 apreensões de armas ilegais e a prisão de 1.687 foragidos no primeiro quadrimestre. O reflexo está na diminuição significativa de indicadores criminais no Estado no primeiro quadrimestre, como o número de homicídios (1,5% a menos), roubo e furto no comércio (15% a menos) e roubo e furtos de veículos (21% em Goiânia).