Segundo vídeo do projeto O Direito e a Igreja é lançado nesta sexta-feira e debate liberdade religiosa

Wanessa Rodrigues

Advogado Victor Naves.

O advogado Victor Naves, especialista em Direito Canônico e sócio do escritório Naves Advogados Associados, lança na manhã desta sexta-feira (03/07), o segundo vídeo do projeto O Direito e a Igreja em seu canal do Youtube. O tema abordado nesta edição será O que é Liberdade Religiosa? (Parte 1 – Liberdade Religiosa e a Igreja Perseguida). Clique aqui para assistir o vídeo.

Os vídeos, que serão divulgados mensalmente, abordam o Direito Canônico e o Direito Religioso e que tem como intuito esclarecer a população sobre questões que envolvem a Igreja. Além de ter um objetivo de ser um testemunho público de fé, através de uma perspectiva jurídica. O primeiro vídeo do projeto, Igreja Católica, Santa Sé e Vaticano: qual a diferença?, foi divulgado no último dia 30 de maio. Para assistir, clique aqui.

Conforme relata Naves, a ideia surgiu ante a ausência de conteúdos sobre Direito Canônico e o Direito Religioso e pela importância que têm ganhado nos últimos tempos. Uma das ideias para incrementar o debate é abrir, no futuro, espaço para que especialistas, que vivem essas realidades no dia a dia (bispos, padres, etc.., além de fiéis), para possam contribuir com o conteúdo dos vídeos.

Enfoque
Naves salienta que o enfoque desse projeto é elaborar um conteúdo informativo de qualidade, que trate tanto do Direito Canônico (como Lei da Igreja), assim como as questões jurídicas existentes nos ordenamentos jurídicos International e nacional. Assim, segundo diz, o público poderá ter uma clara noção da realidade jurídica na qual a Igreja se insere.

“Esse projeto é um sonho antigo que agora está toma forma. Pretendemos a cada vídeo melhorar um pouco mais.  É importante que todos tenham a clara noção do que é a Igreja e qual seu papel na sociedade, para que, talvez possamos trabalhar em cooperação para o bem geral, evitando conflitos que nem deveriam existir”, completa o advogado.