Secretário de Indústria e Comércio apresenta na quarta programas que prometem modernizar a administração pública

A Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) lança na próxima quarta-feira, dia 23, três programas inovadores: Gestão por Competência, SIC Gestão e SIC Empresarial. O lançamento  será às 9 horas, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O Gestão por Competência  estrutura  uma nova administração pública pautada na profissionalização. Uma iniciativa pioneira no Estado para valorizar os servidores da SIC, identificando o potencial de cada um e observando possíveis desvios de funções, entre outros.

O programa também estabelece técnicas nos moldes do que é praticado na iniciativa privada. “O benefício é do servidor e também do Estado, já que o funcionário bem avaliado que desenvolve as suas reais habilidades é muito mais produtivo”, analisa o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy.

O SIC Gestão é o Sistema de Planejamento e Gestão para Resultados. Idealizado pelo secretário, trata-se de um software para instrumentalização das atividades do Modelo de Excelência em Planejamento e Gestão para Resultados, em estruturação com o objetivo principal de potencializar o planejamento, gestão, supervisão, monitoramento e avaliação da Agenda de Ações Estratégicas – Projetos e Atividades Relevantes da SIC.

De acordo com Baldy, a nova ferramenta será essencial no monitoramento intensivo, em tempo real, dos planos executivos das Ações Estratégicas, contribuindo para uma gestão avançada focada em resultados, especialmente na indução do desenvolvimento econômico com geração de riqueza, empregos e renda para os goianos.

“Desde que assumimos a pasta, notamos a falta de um software de gestão que pudesse nos proporcionar o acompanhamento instantâneo dos projetos e atividades contínuas desempenhadas pelas unidades administrativas e finalísticas da SIC. Por isso, estamos implantando o SIC Gestão, que está em estreita sintonia com as diretrizes e princípios que norteiam as ações planejadas deste governo, na busca da excelência na Administração Pública”.

O  SIC Empresarial  também é  um software que proporcionará interação entre a secretaria e as empresas beneficiárias dos programas Produzir e Fomentar. A implantação do programa será dividida em fases com o objetivo de minimizar os impactos da mudança. A primeira, já concluída, consistiu na transferência para o SIC Empresarial  da emissão dos Documentos de Arrecadação de Receitas – DARE’s  e do mapeamento das empresas por meio de atualização cadastral e da realização do primeiro Censo Empresarial.

Num segundo momento será reduzida, substancialmente, a quantidade de papéis encaminhados pelas empresas à secretaria, pois o novo sistema possibilitará total controle da utilização do benefício e das receitas arrecadadas de forma eletrônica e digital. Essa redução desburocratizará os programas, agilizando os procedimentos internos e, ainda, contribuindo com o meio ambiente, pois reduzirá drasticamente o uso do papel.

A última fase será a possibilidade de consulta direta das empresas às informações de seu interesse, como os extratos de utilização do benefício, saldo em Bolsa Garantia, valores dos leilões etc. Desta forma, a SIC entende que contribui para cumprir com o papel de agente de promoção do desenvolvimento. Por um lado aumentando a eficiência e efetividade das políticas públicas, tornando mais transparentes suas ações e resultados; e por outro, proporcionando maior segurança, com menos burocracia para as empresas.