Rota Jurídica lança espaço exclusivamente dedicado ao agronegócio

O ano de 2020, sem dúvida, foi desafiador para o agronegócio brasileiro. Além de garantir o abastecimento interno de alimentos, expandir a área de produção e alavancar substancialmente os indicadores econômicos das exportações, produtores rurais e agroindústrias também tiveram que superar a crise sanitária que assolou todo o país. Enquanto os outros setores da economia tiveram uma retração significativa, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio registrou um crescimento de 8,48% no acumulado janeiro a agosto de 2020.

Em Goiás, o agro foi responsável por quase 60% das exportações goianas em janeiro de 2021, o que representa um total de 219,88 milhões de dólares, com destaque para o complexo de carnes e grãos, além do setor sucroalcooleiro. Com a alta nos preços das commodites e a provável manutenção do crescimento, este complexo permanecerá em evidência nos próximos anos.

A par do progresso econômico, o agronegócio de alto rendimento, caracterizado pelo emprego de alta tecnologia e elevada produtividade, também vem passando por mudanças significativas. Ao lado dos avanços tecnológicos, aspectos relacionados a governança, gestão e sustentabilidade ganharam verdadeiro destaque e atenção de todos os atores dessa cadeia. Áreas estratégicas, antes restritas a grandes corporações e indústrias, são cada vez mais utilizadas na atividade rural, como, por exemplo, o planejamento tributário.

Em meio a toda essa pujança e complexidade do setor, que conta com uma multiplicidade de players e dispõe de inúmeros institutos tão específicos, sentimos a necessidade de construir um espaço dedicado exclusivamente aos debates de interesse do campo.

A coluna “Rotas do Agronegócio” nasce com a missão de fomentar debates atuais e relevantes para a cadeia, bem como levar informação de qualidade a produtores rurais, empresários e operadores do direito.

Temas como contratos agrários, tributação rural, planejamento patrimonial, sustentabilidade aplicada ao agronegócio, aspectos trabalhistas do ambiente rural, além de questões atuais como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), são alguns dos assuntos que serão debatidos neste espaço.

Você é nosso convidado para acompanhar esse bate-papo franco e descomplicado, que contará com a colaboração de inúmeros profissionais das mais diversas áreas, visando sempre enriquecer o debate jurídico do agronegócio goiano.