Reunião no MP-GO discute medidas de segurança para o Caldas Country

Reunião na tarde de sexta-feira (8/11) no Ministério Público de Goiás discutiu as medidas preventivas que deverão ser adotadas pelas diversas instituições envolvidas na realização do Caldas Country, evento com shows de música sertaneja programado para ocorrer dias 15 e 16 de novembro, em Caldas Novas. O encontro promovido pelo MP-GO reuniu a Secretaria da Segurança Pública, a Prefeitura do município e a organização do evento para que todos possam saber o que efetivamente está sendo feito para evitar que se repitam os graves problemas ocorridos no ano passado. Foram discutidos os planos de segurança montados pela Polícia Militar e Polícia Civil, as ações de ordem pública preparadas pela administração municipal e as medidas preventivas tomadas pela organização dos shows.

Participaram da reunião o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira; os promotores de Justiça de Caldas Novas, Giordani Alves Naves, Rafael Machado de Oliveira, Pedro Benatti e Alessandra de Melo Silva; o secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita; o Coronel Sílvio Benedito Alves, comandante-geral da PM; o delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski; o procurador-geral de Caldas Novas, Vicente Lopes da Rocha Júnior, além do responsável pela empresa organizadora do Caldas Country.

O promotor Giordani Naves, da 4ª Promotoria de Caldas Novas, explicou que após a repercussão negativa do evento em 2012, o Ministério Público propôs medida cautelar que proibiu a venda de ingressos, que vigorou até abril deste ano. Assim que as vendas foram liberadas, o MP entrou com ação civil pública para que não sejam repetidos os problemas do ano anterior, entre eles a falta de abastecimento de água e energia, contingente de policiais insuficiente para o grande número de frequentadores e total desordem no trânsito.

Dessa forma, a PM e a Prefeitura de Caldas Novas se mobilizaram para fornecer a estrutura necessária para o aumento esperado de turistas na cidade, principalmente com o feriado prolongado. Segundo o comandante da PM, cerca de 3 mil policiais estarão na cidade a partir da noite de quarta-feira (13), incluídos membros do Batalhão de Choque, Rotam, Cavalaria, patrulha aérea e outros. Em relação à segurança dos motoristas, a Policia Rodoviária será posicionada em pontos estratégicos, barrando o estacionamento de carros com som automotivo, que não serão tolerados. e mantendo o fluxo do tráfego na região hoteleira.

O delegado-geral da PC, João Carlos Gorski, explicou que o número de delegados e policiais para registrar as ocorrências será mais que suficiente para dar conta do trabalho ampliado nos dias do evento e manter a segurança dos frequentadores.

A prefeitura informou que entre outras ações ordenará o fluxo de veículos nas avenidas e locais de concentração de pessoas, ampliará o número de banheiros químicos e aumentará o quadro de médicos e atendentes da área de saúde. Para informar a população, serão distribuídos panfletos antes e durante o evento informando o que pode ou não ser feito. Além disso, faixas serão afixadas contendo informações sobre o trânsito da cidade.

O procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira, destacou que a reunião foi importante para acertar detalhes da atuação conjunta das instituições e conhecer o plano de realização do Caldas Country, com o propósito de prevenir e precaver problemas futuros. Ele também salientou que, para o sucesso do evento, é importante o esforço e o comprometimento de todos os envolvidos na organização. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)