Projeto inclui orientação sobre câncer de próstata em escolas de Goiânia

De autoria do deputado Talles Barreto (PTB), encontra-se em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás o projeto de nº 580/2013, que inclui na grade curricular de ensino médio das escolas públicas e particulares do Estado de Goiás, como atividades obrigatórias, palestras, cursos, dinâmicas, seminários e trabalhos diversos, orientando os alunos sobre câncer de próstata.

O objetivo da proposta é estimular a formação básica dos alunos e diminuir a incidência do câncer de próstata entre a população masculina do Estado de Goiás, fazendo baixar as estatísticas também no âmbito nacional.

Segundo o deputado, somente em 2012 foram registrados 60 mil novos casos da doença no Brasil, se tornando a segunda modalidade que acomete os homens, depois do câncer de pele. “Este alto índice se faz presente muito em virtude do preconceito ainda existente com relação à prevenção desta doença”, diz Talles Barreto em suas justificativas.

Talles destaca assim, a importância de conscientizar os estudantes para fazer exames periódicos de prevenção da doença a partir dos 40 anos de idade. O relator da matéria, deputado José de Lima (PDT) já deu parecer favorável ao projeto, que agora vai passar por votação na CCJ para depois ser apreciada em plenário.