Profissionais de TI podem conseguir facilmente visto de trabalho para atuar no Canadá, diz especialista em imigração

Publicidade

Quem atua na área de tecnologia da informação (TI) e tem interesse em deixar o Brasil pode conseguir facilmente imigrar para o Canadá. A dica é da consultora jurídica internacional e especialista em imigração Patrícia Martins Pereira. Segundo ela, a área de TI é muito forte no Canadá e, nos próximos anos, a tendência é que este mercado fique ainda mais aquecido, principalmente para programadores.

“Desenvolvedor é a pessoa responsável por escrever códigos de sites, aplicativos e softwares de gestão de empresas. Logo, são profissionais essenciais para todo tipo de negócio”, frisa Patrícia, que atua no escritório Brazil Legal Help e vive no Canadá há vários anos. Nesta área, funções como de web developer ou developer, que é uma das mais comuns, tem em média salarial de 62.700 dólares canadenses por ano.

Programador no Canadá

Patrícia Martins Pereira é responsável pelo escritório Brazil Legal Help

A área de TI no Canadá é uma das que apresenta maior crescimento apesar da pandemia, e consequentemente forte demanda por profissionais qualificados. “Atualmente a indústria de tecnologia possui mais de 488 mil profissionais de diferentes áreas da tecnologia, entre eles os principais cargos são: gerenciador de projetos, analista de dados, segurança da informação e desenvolvedor. Por isso, a dica é investir nesse mercado.

“E aprender a trabalhar com tecnologia está cada vez mais fácil”, afirma Patrícia. Ela cita como exemplo uma diversidade de escolas on-line, que apresentam uma dinâmica fantástica e com preços muito bons. “Com cerca 25 dólares canadense (cerca de 100 reais) mensais é possível pagar uma mensalidade. “No entanto, há também uma outra opção, que é a de fazer um College no Canadá, que é tipo um curso técnico, focado no mercado de trabalho e também conta pontos no processo de imigração”, aponta a especialista.

Áreas em foco para desenvolvedor

Apesar de ser um mercado amplo, certas áreas de TI merecem mais atenção. Por isso, em cargos como o de desenvolvedor, é esperado do profissional que ele tenha habilidades como a capacidade de codificação, ou seja, tenha conhecimento na criação de códigos, como SQL (Structured Query Language), C# e linguagens de desenvolvimento web, como HTML, CSS e PHP. “Java tem sido a linguagem de codificação mais buscada entre os principais empregadores, no entanto, Python e Ruby estão também ganhando popularidade”, assegura Patrícia.

Ter experiência no desenvolvimento de sistemas no Brasil pode ajudar a quem deseja trabalhar nessa área no Canadá? Segundo Patrícia, esta é dúvida é comum para diversas pessoas. “Por isso, tenha em mente que o que se aprendeu como desenvolvedor no Brasil pode, sim, ser colocado em prática no Canadá. “A semelhança das funções por causa do inglês é um ótimo aliado para isso. Mas é preciso ter visto Canadense de trabalho, e ficar atento às possíveis oportunidades na área do TI”, diz.

Mercado de trabalho para desenvolvedor web

Por diferentes fatores, entre eles, a pandemia da Covid-19, cargos como o de programador iOS, por exemplo, oferecem poucas vagas, principalmente em Vancouver. Mas, segundo Patrícia, existem empresas de pequeno porte que buscam por desenvolvedor a fim de trabalhar em projetos de curto prazo. Há também a opção de ser freelancer, e gerar uma renda extra. Neste caso, projetos que usam linguagem de programação como Net e Java é um ponto de destaque no mercado mundial.

Além dessas áreas já citadas, outras áreas para ficar em olho são:

•Gerente de Projetos (project manager)
•Engenheiro de Software (software engineer)
•Programador de Rede (web developer)
•Programador (programmer analyst)
•Administrador de Sistemas (systems administrator)
•Analista de Garantia da Qualidade (Quality assurance analyst)
•Analista de Negócios (business analyst)