Uma pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontou que o crediário e o cartão de crédito são as principais causas do endividamento do brasileiro. Cerca de 58% dos consumidores aderiram ao crediário e 48% ao cartão de crédito no último ano.
Sabendo disso, o Procon Goiás está orientando os consumidores para solicitarem junto órgão de proteção ao consumidor o cálculo para terem a real noção do valor da dívida antes de realizarem qualquer negociação com o fornecedor.
Somente no mês de agosto 3.072, cálculos de dívidas foram realizados para 308 consumidores e o Núcleo de Renegociação de Dívidas atendeu 789 consumidores com um percentual de êxitos nas tentativas de 83,14%.
Para solicitar o cálculo, o consumidor poderá procurar qualquer unidade do Procon Goiás, postos de atendimento do Vapt Vupt, ou acessando a plataforma ProconWeb https://proconweb.ssp.go.gov.br. Com o cálculo em mãos, o consumidor pode comparecer no Procon Goiás para fazer uma tentativa de acordo.