O presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Samuel Balduíno, no perfil @amigosdaordem, no Instagram. O tema a ser abordado é a atuação ética do advogado moderno.
Samuel Balduíno, que é professor universitário, especialista em Direito Civil e Processo Civil e mestre em Ciências Ambientais, também vai apresentar, durante o evento, o novo Provimento 205/2021, aprovado pela OAB, que trata da publicidade para a advocacia. Ele é membro do Instituto Cristão de Direito (ICD).
O Provimento 205/2021 reúne o trabalho de mais de dois anos de audiências públicas e consultas aos advogados em todas as seccionais do país. Ele permite o exercício da advocacia em locais compartilhados (coworking) e traz vedações ao pagamento ou patrocínio para viabilizar a aparição em rankings, prêmios ou qualquer tipo de recebimento de honrarias em eventos ou publicações.
As normas aprovadas também estabelecem a proibição, na publicidade ativa, de qualquer informação relativa às dimensões, qualidades ou estrutura física do escritório, assim como a menção à promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional. Também ficou vedada, em qualquer publicidade, a ostentação de bens relativos ao exercício ou não da profissão, como uso de veículos, viagens, hospedagens e bens de consumo, bem como a menção à promessa de resultados ou a utilização de casos concretos para oferta de atuação profissional.
Movimento Amigos da Ordem
O movimento Amigos da Ordem foi lançado em 25 de maio deste ano. Ele é uma iniciativa permanente com vistas à edificação pessoal e profissional e auxílio mútuo. Inclusive para favorecer os jovens advogados, promovendo parcerias, networking e oportunidades conjuntas.