Presidente da CDH fala sobre violência contra a mulher nesta quarta-feira

A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Mônica Araújo ministra palestra sobre violência contra a mulher, nesta quarta-feira (11), às 19 horas, durante a Semana Jurídica do curso de Direito da Faculdade de Anicuns.
De acordo com a presidente, o tema deve ser debatido com intensidade, sobretudo em razão da divulgação do relatório “Mapa da Violência”, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), com o apoio do escritório no Brasil da ONU Mulheres, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, demonstrando que o Brasil subiu da sétima para a quinta posição entre os países com maior índice de homicídios femininos. Foram estudadas 83 nações. Pelo levantamento, em 2013, de cada 100 mil mulheres no País, 4,8 foram assassinadas.
O estudo revelou ainda que a conjugação de discriminações torna as mulheres negras mais expostas à violência fatal. O número de homicídios de brancas caiu de 1.747 vítimas, em 2003, para 1.576, em 2013. Isso representa uma queda de 9,8% no total de homicídios no período. Já os homicídios de negras aumentaram 54,2% no mesmo intervalo, passando de 1.864 para 2.875 vítimas.
Mônica Araújo destaca que Goiânia, por sua vez, é a quinta capital brasileira mais violenta para mulheres e que Goiás é o terceiro colocado, entre os estados brasileiros com maior índice de mortes femininas no âmbito familiar. “Abordar e discutir esse tema na sociedade, especialmente nesse momento, é muito importante, diante das informações divulgadas, como forma de avançar na legislação, bem como prevenir esse tipo de crime”, destaca Araújo. Fonte:  OAB-GO