Prefeitura de Goiânia abre mais de 10 mil vagas para cursos profissionalizantes do Pronatec

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), abre nesta quinta-feira, 16, inscrições preenchimento de mais de 10 mil vagas para cursos profissionalizantes do Programa Nacional ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são gratuitos e serão ministrados pelo Senai, Senac, Instituto Federal de Goiás (IF-GO) e Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), no decorrer de 2014. A maioria dos cursos tem duração de dois a três meses.

O objetivo do programa é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica para a população beneficiária do CadÚnico dos programas sociais. Para se inscrever o candidato deve ter de 16 anos a 59 anos; apresentar o Número de Identificação Social (NIS), originais e cópias do CPF, RG, comprovante de residência com CEP e telefone para contato.

Os interessados devem procurar um dos 18 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou uma das 10 Unidades Municipais de Assistência Social (Umas), mais próximo de sua casa, para fazer a pré-inscrição. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As pré-inscrições farão parte de um banco de dados e, conforme for surgindo novas vagas, ao longo de 2014, os candidatos serão chamados para fazer os cursos.

Importância do Cadastro Único
O Cadastro Único ou CadÚnico é um banco de dados do Governo Federal cujas informações traçam o perfil socioeconômico de famílias pobres do Brasil. A gestão do Cadastro é feita por cada Município, sendo a Semas a responsável, em Goiânia, por inscrever novas famílias e atualizar os dados cadastrais de quem já está inscrito.

Goiânia contabilizou 115.703 famílias inscritas no Cadastro em 2013. São 12.617 famílias a mais do que em 2012.

Pelo Cadastro Único aprovado é possível acessar nove benefícios sociais,conforme critérios, como: Bolsa Família; Carteira do Idoso; isenção de taxa de inscrição para Concurso Público Federal; Cursos de Qualificação Profissional do Pronatec; Tarifa Social para telefonia fixa, Tarifa Social para energia elétrica; Programa Minha Casa, Minha Vida; Benefício da Previdência aos donos e donas de casa e o Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Cursos
São mais de 10 mil vagas em 55 cursos como: aplicador de revestimento cerâmico; armador de ferragem; auxiliar administrativo; auxiliar de impressão flexográfica; auxiliar de impressão offset; auxiliar pessoal; confeiteiro; eletricista industrial; eletricista instalador predial de baixa tensão; encanador instalador predial; gesseiro; instalador de refrigeração e climatização doméstica; mecânico de freios; suspensão e direção de veículos; mecânico de máquinas industriais; mecânico de máquinas industriais de costura;mecânico de motocicletas, mecânico de motores a diesel; mestre de obras; operador de computador; operador de empilhadeira; operador de pá carregadeira; operador de retroescavadeira; padeiro; pedreiro de alvenaria; pintor de obras; pintor de automóveis; polidor automotivo; salgadeiro; sistema internacional de língua de sinais; desenhista de produtos gráficos web; inglês básico; inglês intermediário; operador de telemarketing; reparador de computador; confeccionador de bolsa em couro e material sintético; confeccionador de calçados; costureiro industrial; eletricista predial de baixa tensão; soldador no processo MIG/MAG; soldador no processo Tig em aço; torneiro mecânico; almoxarifado; auxiliar de cozinha; auxiliar de recursos humanos; cabeleireira assistente; camareira em meios de hospedagem; cuidador de idoso; depilador; garçom; manicure e pedicure; maquiador; modelista; operador de caixa; organizador de eventos; pizzaiolo; recepcionista e vendedor.