Você está em Goiás e precisa de uma matrícula de imóvel no Ceará. Mora no Paraná e necessita da segunda via do registro de nascimento em Mato Grosso. Tempos atrás, providenciar essa papelada, nessas condições, significava se deslocar quilômetros – despendendo tempo e dinheiro. Com as soluções em tecnologia da informação, tais distâncias estão sendo eliminadas.
Plataformas que integram cartórios, viabilizando a obtenção de documentos sem viajar até o local de origem do documento, não são propriamente uma novidade. O que é, sim, um desafio recente para prestadores desse serviço é agregar à tecnologia um atendimento humanizado, de modo a tornar menos burocrática e árida a missão de obter papéis indispensáveis à vida prática.
“O mundo cartorial é marcado por relações impessoais. Procuramos humanizar essas relações”, afirma o designer de produtos da Leme Inteligência Forense, William Brepohl, empresa que tem no seu portfólio a Central das Certidões, solução que integra 12 mil cartórios em todo o Brasil. É, conforme ressalta o profissional, a plataforma do segmento com maior alcance territorial. A sede da empresa está em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
Em 2020, ano da pandemia de Covid-19, em que se estabeleceram restrições de circulação, a Central das Certidões providenciou mais de 150 mil documentos – média diária que supera, portanto, a marca de 400 papéis solicitados e entregues aos clientes. O serviço existe há 15 anos, e nesse período já foram mais de 1 milhão de certidões emitidas. Há também envios para o exterior, para destinatários em quase 200 países.
A solução acumula, como se vê, longa trajetória na praça – desde meados dos anos 2000. Até pouco tempo, era conhecida pelo nome “Cartório 24 Horas”. “Começamos por esse serviço [de integração cartorial]. A empresa cresceu, fomos para outras atividades, como a inteligência forense, e então a Central de Certidões se constituiu em um dos produtos e marcas da Leme”, explica Brepohl.
Mais do que difundir o novo nome, está na estratégia do negócio fazer o serviço ser reconhecido pela humanização do atendimento. “Está entre os nossos princípios ser a ‘ponte’ entre as pessoas e os cartórios. Nosso lema é: ‘simples’. Ponto. Nós cuidamos da parte da burocracia para os clientes, e com eles buscamos ser atenciosos. Ninguém vai ao cartório porque quer. Vai porque precisa resolver algo, está passando por um momento difícil. Então, temos que ouvir as pessoas. Sermos leves, mas com profissionalismo”, defende Silveira.
Pessoas jurídicas atendidas
Além de pessoas físicas, a Central das Certidões atende pessoas jurídicas. São escritórios de advocacia, bancos, empresas em geral com rotina de grande demanda por obtenção de certidões e documentos. “Há clientes nossos, pessoas jurídicas, que chegam a retirar até 6 mil certidões em um mês”, acrescenta a diretora financeira da Leme, Jaqueline Gonçales.
De acordo com ela, certidões de nascimento, casamento, protesto e óbito, e ainda matrícula de imóvel atualizada e busca de bens estão entre os documentos mais solicitados, por pessoas físicas e jurídicas. Mas há uma série de outros papéis possíveis de serem providenciados. Os pedidos podem ser feitos e pagos pela internet, e a entrega, é feita ao endereço indicado pelo cliente.
Os custos, conforme sublinha a diretora financeira, variam de documento para documento, e mesmo de serviço para serviço. Há algumas situações, por exemplo, onde a busca e localização são mais complexas – demandando da Leme a contratação de um advogado na região onde está o cartório a ser requisitado. Mesmo assim, em média, o prazo de entrega ao cliente é de oito dias, pontua Jaqueline Gonçales.