Plataforma gratuita ajuda a esclarecer dúvidas sobre processos judiciais

SeuProcesso funciona no tablet ou no celular

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o Brasil tem hoje mais de 102 milhões de processos em tramitação. Já o número de advogados chegou a um milhão em 2016 (Conselho Federal da OAB). No meio deste volume, um mar de pessoas ansiosas para o fim de suas questões judiciais, que gostariam de acompanhar tudo de maneira mais próxima, mas que esbarravam na burocracia. Foi em cima deste cenário que a Tikal Tech, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para a área jurídica e problemas de mercado, criou a plataforma SeuProcesso.

O objetivo é tão simples quanto o uso do sistema: ajudar o cidadão e pequenas empresas na identificação, acompanhamento e esclarecimento de dúvidas sobre processos em poucos cliques. Basta entrar no site www.seuprocesso.com, preencher um cadastro que pede apenas o nome, um endereço de e-mail válido e o registro de uma senha. Na sequência, o usuário inclui o número do processo. Caso não tenha o número, é possível seguir apenas com o nome da parte interessada para uma busca automática, diretamente nas fontes oficiais, em segundos.

Processos judiciais ao alcance de todos

O SeuProcesso funciona no tablet, no computador ou no celular. Sua interface foi projetada com enfoque no conceito de usabilidade, tornando-o intuitivo e de fácil compreensão. Tanto que, em pouco tempo de funcionamento, já atingiu a marca de 72 mil usuários. É possível acompanhar processos de todas as áreas: trabalhista, previdenciário, civil, penal, consumidor, comercial, e de todos os tipos (inventário, aposentadoria, indenizações por danos morais e materiais, acidente de trânsito, entre outros).

E este “acompanhar” é uma experiência realmente diferenciada. A começar pelo chatbot, que acabou de ser lançado pela empresa e que pode “guiar” o usuário nos primeiros passos para encontrar o processo. Depois, destaca-se a organização bem visual de todos os informes, decisões e despachos relacionados. Também há um sistema de notificações por e-mail e um botão chamado “fale com o advogado”, que abre um canal específico para dúvidas. “Usamos a tecnologia para desenhar uma ferramenta que melhora resultados e relações, sempre no sentido de apoiar o profissional e beneficiar o público final”, conta Derek Oedenkoven, CEO da Tikal Tech.

Além de facilitar o acesso e entendimento da pessoa física, o SeuProcesso também é uma forma prática de advogados manterem seus clientes atualizados. Uma ponte entre a ansiedade e o desejo de notícias das partes e o grande volume de informações e retornos que os profissionais precisam administrar. “Nossa intenção é somar, não substituir. Tanto que todo atendimento termina com a frase “consulte o seu advogado”. E sempre tivemos a preocupação de montar a dinâmica da plataforma dentro das normas da OAB”, finaliza o sócio-fundador da Tikal Tech, Antonio Amaral Maia.