O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) homenageou o criminalista Wanderley de Medeiros, que faleceu em 2006, nesta sexta-feira (6). Ele presidiu a Seção de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) na década de 1980 e foi conselheiro federal da instituição.
O plenário principal do Tribunal do Júri foi nomeado em memória de Wanderley de Medeiros, em reconhecimento ao seu legado de dedicação à advocacia e à defesa da democracia. A convite do presidente do TJGO, Carlos Alberto França, o advogado criminal Pedro Paulo de Medeiros, também ex-conselheiro federal da OAB, filho do homenageado, participou do descerramento da placa.
“É o reconhecimento a uma trajetória marcada pela defesa incansável da justiça, dos direitos humanos e dos mais vulneráveis. Meu pai, Wanderley de Medeiros, foi presidente da OAB no período em que o Brasil vivia sob a sombra do regime militar. Ele foi um dos que ousaram levantar a voz contra as injustiças da época, posicionando-se corajosamente em defesa da redemocratização do país”, relata Pedro Paulo.
Ele lembra que o pai foi pioneiro no estudo do Direito Processual Penal em uma época em que a área não proporcionava retorno financeiro. “Naquele tempo, era uma área destinada quase que exclusivamente à defesa de pobres e marginalizados”, destaca. Para Pedro Paulo, o resgate da memória da trajetória de Wanderley deve “guiar e iluminar o caminho daqueles que acreditam que a advocacia é, antes de tudo, uma missão em benefício dos que mais precisam.”