Para identificar autor de postagem ofensiva, polícia apreende computador

Em operação conjunta do Ministério Público de Goiás com a Polícia Civil, foi cumprido nesta quarta-feira (31/8), no município de Anicuns, mandado de busca e apreensão a fim de identificar o usuário que publicou no Facebook, utilizando perfil fake, notícia com conteúdo difamatório contra um dos candidatos a prefeito do município nas eleições de 2016. A medida judicial foi deferida pela juíza Lígia Nunes de Paula.

Por ordem judicial, utilizando técnicas de investigação cibernética, o promotor Danni Salles auxiliou o trabalho policial e obteve dados do usuário responsável pelo perfil falso no Facebook, além do endereço correspondente à rede de wi-fi utilizada para veicular o conteúdo criminoso. De posse do mandado, o delegado David Felício e dois policiais realizaram busca na residência da assinante da rede de internet, que negou a autoria do delito. Na oportunidade, o computador foi apreendido.

Nesta tarde, estão sendo ouvidos pelo delegado David Felício vizinhos da assinante, já que a mesma compartilhava o sinal de Wi-Fi com vizinhos e familiares, o que possibilita que outra pessoa seja responsável pelo crime. Diante deste fato, o promotor Danni Salles adverte para o perigo de compartilhamento do sinal de internet, uma vez que crimes graves podem ser cometidos via internet e gerar responsabilização do assinante que compartilha o sinal.

A metodologia utilizada na investigação para chegar ao endereço do sinal de wi-fi está sendo compartilhada pelo promotor com membros do MP interessados pelo tema.