OAB promove workshop gratuito sobre combate à violência no futebol

A Comissão Especial de Direito Desportivo do Conselho Federal da OAB abriu inscrições para o workshop “Combate à Violência no Futebol”, que é parte do lançamento da campanha de prevenção e combate à violência em estádios. O workshop será no dia 20 de fevereiro, em São Paulo.

A sessão de abertura ficará a cargo do presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, juntamente com Marcos da Costa, presidente da Seccional de São Paulo, e Tullo Cavallazzi, presidente da Seccional de Santa Catarina e da Comissão Especial de Direito Desportivo.

O dia continua com palestra do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a atuação do governo federal no combate à violência no futebol. Após um coffee break, Marco Polo Del Nero fala sobre como entidades desportivas podem cooperar com autoridades públicas no combate à violência. Del Nero, além de advogado, é presidente da Federação Paulista de Futebol, vice-presidente da CBF e membro do comitê executivo da FIFA.

Fernando Grella Vieira, secretário de segurança pública do Estado de São Paulo, irá expor a atuação da secretaria no combate à violência no esporte. Em seguida, Guilherme Gonçalves Strenger, desembargador do Tribunal de Justiça de SP, explica em palestra a efetividade do Juizado Especial de Defesa do Torcedor, do qual é coordenador.

A tarde continua com palestra do ex-jogador Cafu e do advogado e árbitro aposentado Salvio Spinola Fagundes Filho sobre como as duas categorias podem ajudar a resolver o problema da violência.

O workshop termina com exposições de Paulo Castilho, promotor de justiça de SP, que fala acerca dos desafios e das soluções para a punição de torcedores violentos. Eduardo Carlezzo, secretário da Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB e presidente da Associação Sul-Americana de Advogados do Futebol, expõe experiências internacionais para prevenção e punição de atos violentos de torcedores. Por fim, Flávio Zveiter, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, explica como a Justiça Desportiva pode ajudar no enfrentamento da violência.

As inscrições para o workshop “Combate à Violência no Futebol” são gratuitas e podem ser feitas aqui. O número de vagas é limitado. O workshop será ministrado no auditório da OAB-SP, que fica na Praça da Sé, 385, centro de São Paulo. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail: [email protected]