Marília Costa e Silva
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) decidiu criar e instalar, por meio da Portaria 688/2018, uma Comissão Especial da Advocacia no Entorno do Distrito Federal. O advogado Gilson José Furtado será o presidente da comissão, que tem por objetivo buscar a integração das subseções da região, valorizar a advocacia e integrar as seccionais de Goiás e do DF bem como com o Conselho Federal.
A decisão de criar a comissão se deu devido a grande quantidade de advogados estrangeiros atuantes na região do Entorno do DF, o que dificulta o exercício da advoacia para os inscritos na OAB-GO. O alto volume de processos que ali tramitam com uma prestação jurisdicional incompatível com a realidade processual existentes também é apontado como justificativa para a novidade, segundo o presidente da ordem goiana, Lúcio Flávio de Paiva.
Conforme o presidente da OAB-GO, a comissão também surge para atender a necessidade de se ter um acompanhamento rotineiro e constante em benefício da advocacia da região, “zelando, sempre, por um exercício profissional eficaz e de qualidade a todos os advogados que militam na região do entorno”.
Segundo Lúcio Flávio, a Comissão vai trabalhar ainda para a instalação da subseção de Valparaíso de Goiás, propor ao Conselho Federal que seja criada uma comissão mista, envolvendo o Conselho Federal, a OAB-GO e OAB-DF, para deliberarem sobre as necessidades e benefícios para a classe.