“Meus sonhos se convertem sempre em realidade”, afirma Macalé, ao assumir a presidência da OAB-GO

“É uma honra assumir a presidência da seccional goaina da Ordem dos Advogados do Brasil. A entidade deixou há muito tempo de ser congregadora da advocacia para representante da sociedade”. A afirmação é do advogado Sebastião Macalé (foto), que assumiu na tarde desta segunda-feira a presidência da OAB-GO em lugar de Henrique Tibúrcio, que deixou a entidade para ser titular da Secretaria de Governo.

Muito emocionado, Macalé, que por dois mandatos foi vice-presidente da OAB-GO, garantiu que ser presidente da ordem representa mais uma quebra de paradigma. “Sou negro. Iniciei minha carreira como atleta profissional e não tenho ninguém na família que tenha abraçado a área jurídica”, frisou durante seu pronunciamento ao receber o cargo das mãos de Tibúrcio. Apesar de ter passado a vida quebrando paradigmas, Macalé, que já foi vereador por Goiânia durante 12 anos, se considera um vitorioso. “Meus sonhos sempre se convertem em realidade”, afirmou.

Com sua posse interina no cargo de presidente, caberá agora a Macalé convocar eleições entre os conselheiros da OAB-GO para escolha do novo presidente, que comandará a entidade até o fim do ano, quando deve ser realizada nova eleição para escolha da nova diretoria para o triênio 2016/2018.

Além de Macalé, Tibúrcio também discursou durante a solenidade de transferência de cargo, que foi prestigada por muitas autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Ney Teles de Paula; o procurador-geral da Justiça, Lauro Machado Nogueira; o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, que representou o governador do Estado, Marconi Perillo.

Tibúrcio afirmou se sente muito motivado em assumir o novo cargo no governo de Goiás. “Estou ciente de que o convite para a pasta não foi feita a Henrique Tibúrcio mas, sim, ao presidente da OAB-GO, que tem alcançado grande respeitabilidade”, frisou.  Mas se novos desafios surgem, Tibúrcio garante estar preparado para eles, principalmente após ter ficado cinco anos à frente da ordem.

No seu novo cargo, Tibúrcio terá ao seu lado o conselheiro federal Reginaldo Martins, que será seu chefe de gabinete. “As portas da secretaria, localizada no 6º andar do Palácio Pedro Ludovico estará aberto a toda advocacia, a quem continuarei tendo a honra de representar”, assegura Tibúrcio, que como ex-presidente da OAB-GO passa a ser conselheiro nato da entidade.