Livro com novas memórias do MP-GO será lançado na sexta-feira

Uma solenidade na manhã de sexta-feira (30/11), no edifício-sede do Ministério Público de Goiás, marcará o lançamento de mais um livro que busca resgatar as memórias da instituição. Organizada pelo chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Jales Guedes Coelho Mendonça, a obra O MP na Comarca: Exército de um Homem Só é o primeiro produto entregue pelo Memorial do MP-GO, órgão instituído pelo procurador-geral, Benedito Torres Neto, em agosto do ano passado, com a finalidade de proteger a memória institucional e preservar o acervo documental e patrimonial catalogado pelo MP. A apresentação do livro acontecerá no hall do 2º andar do edifício-sede, a partir das 9 horas.

O livro é uma coletânea de entrevistas com 17 procuradores e promotores de Justiça aposentados – alguns deles já falecidos – que contribuíram para construir a história do MP de Goiás. Todos foram entrevistados ao longo de 2007 e 2008, dentro da proposta de resgate da história institucional do Projeto Memória, que resultou numa primeira publicação, o livro Memória do Ministério Público em Goiás.

Registradas em vídeo, essas entrevistas trazem depoimentos que iluminam a construção da identidade do MP-GO, a partir do espírito pioneiro e desbravador de homens e mulheres que enfrentaram adversidades e percalços na sua jornada diária de busca pela justiça no século 20. A partir deste conteúdo, o promotor Jales Guedes, que é doutor em História pela UFG, estruturou uma narrativa reveladora desse panorama do “exército de um homem só” que permeou a realidade dos promotores de Justiça ao longo das décadas de 1950, 1960 e 1970.

Com a proposta de dar continuidade a esse resgate da memória, o livro que será lançado na sexta-feira foi editado como um volume I, abrindo espaço para o registro de futuros depoimentos. Assim, essa publicação contém as entrevistas dos seguintes membros inativos do MP: Adão Bonfim Bezerra, Amaury de Sena Ayres, Antônia de Paula Rocha, Cacildo Martins Ferreira, Divino Fernandes dos Reis, Geraldo Batista de Siqueira, Haroldo Rates Pereira, Hermano Francisco dos Santos, João Neder, José Alves Pereira, José Joaquim da Silva Barra, José Leite Vieira Neto, José Lenar de Melo Bandeira, José Sócrates Gomes Pinto, Marli Rodrigues de Ataídes, Mauro de Freitas Corrêa e Wilson Brandão Curado. Na elaboração do livro, Jales Guedes contou com o apoio das equipes da Chefia de Gabinete da PGJ e da Assessoria de Comunicação Social.

Além do chefe de Gabinete da PGJ, integram o Memorial do MP-GO o diretor da Escola Superior (ESMP), Flávio Cardoso Pereira; o promotor Carlos Vinícius Alves Ribeiro; o procurador aposentado Vivaldo Jorge de Araújo, e os servidores Ana Gardênia Lima Nabuco, superintendente de Gestão em Recursos Humanos, e Marcos Augusto Almeida Braga, da Seção de Arquivo e Documentação. Fonte: MP-GO