Law Talks Experience debate sobre as tendências da advocacia e as novas possibilidades do mercado

Em 9 de outubro, a cidade de São Paulo receberá a primeira edição do Law Talks Experience. O evento promovido pela Associação de Advogados Law Talks Brasil terá o objetivo de trazer novas vivências do Direito, garantindo a perspectiva visionária da advocacia e do mercado jurídico brasileiro. O Law Talks Experience será realizado na Febracis São Paulo, na Avenida Paulista.

Ao todo o Law Talks Experience terá 14 palestras. Os temas foram escolhidos de acordo com os debates mais contemporâneos que relacionam o Direito, a advocacia e a sociedade, não somente no Brasil, mas no mundo. A presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB de Goiás, Isis Fontenele, participa do evento, no qual vai falar sobre cultura organizacional jurídica.

Gabriela Barreto, presidente da Associação de Advogados Law Talks Brasil, explica que o Law Talks Experience trará discussões preponderantes tanto para profissionais que estão começando quanto para advogados mais experientes. Ela ressalta que uma das missões do grande debate é verificar o estado da atual advocacia no país e apontar caminhos para o futuro do mercado.

“A proposta do Law Talks Experience é trazer uma mentalidade e comportamentos inovadores, disruptivos para a Advocacia, enxergar a advocacia como uma área sistêmica que precisar estar englobada as novas tendências de mercado, como Empreendedorismo, Gestão, Coaching e Marketing Digital”, pontua Gabriela.

A presidente da Associação de Advogados Law Talks Brasil também ressalta que a expectativa é que o evento possa ajudar na construção de uma nova classe no Direito, que inove no mercado, fomente o empreendedorismo e esteja cada vez mais atenta ao viés social.

“A classe jurídica está em transformação, precisamos estar antenados nas inovações e oportunidades do mercado. Queremos mostrar que através da mudança de mentalidade, bem como a partir de estratégias de alavancagem de negócios, o advogado pode se posicionar de uma forma diferenciada”, diz.

Além do conteúdo técnico, o evento será uma grande oportunidade para a prática de network.

Temática Inovadora

Cristiano Sobral Pinto, doutor em Direito, professor, advogado na Sylvio Tostes & Sobral Pinto Advogados falará sobre “Coaching e Empreendedorismo Jurídico”. Cristiano comenta que o profissional moderno precisa “pensar fora da caixa”.

“A advocacia atualmente é muito mais do que apenas o tecnicismo do Direito. É preciso que o advogado conheça sobre outros assuntos para que ele tenha uma advocacia exponencial, que precisa ser humanizada e realizada com sabedoria”, afirma Cristiano.

Alexandre Atheniense representante de um dos escritórios precursores na área de Direito Digital no Brasil, o Alexandre Atheniense Advogados, vai palestrar sobre Reputação na Era Digital, um dos temas mais sensíveis no mundo, já que a internet é um ambiente que ainda não tem regras e legislações totalmente definidas.

“Este é um assunto importante porque estamos vivendo em um contexto em que cada vez mais se espalham fake news, que reputações são atacadas e discursos de ódio são realizados. A ideia da minha palestra é compartilhar meios de enfretamentos a estes problemas, que precisam ser encarados antes de virarem uma grande crise pessoal ou empresarial”, explica.

A mestre em direito ambiental e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Santos, Flávia Nascimento, abordará um aspecto em franco crescimento no Direito, a chamada “Fashion Law”, uma modalidade que atua no universo da moda e do design. Interdisciplinar como a própria natureza jurídica em si, a Fashion Law aborda aspectos do direito privado, proteção da propriedade intelectual, responsabilidade civil, direitos humanos e mais.

“A minha apresentação tratará do compliance como um dos instrumentos de prevenção e erradicação de problemas da indústria da moda como o trabalho escravo”, argumenta Flávia.

Isis Fontenele, que é presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/GO, falará sobre “Cultura Organizacional Jurídica”. Ela comenta que a explanação terá três pilares: comportamento, competência e valores.

“As mudanças somente são implementadas com sucesso quando a cultura dos locais é entendida. No caso da advocacia, é preciso construir uma cultura de profissionalização constante. Para fazer isso é necessário adaptar-se às mudanças do mercado, utilizando o maior ativo que temos dentro do escritório, que são os próprios advogados”, justifica Isis.

Confira a programação completa do evento: 

  • Publicidade na advocacia – Afonso Pacileo: CEO at Afonso Pacileo Coaching Jurídico e presidente da Comissão de Coaching Jurídico da OAB/SP;
  • Como enfrentar juridicamente ataques à reputação na internet? – Alexandre Atheniense: advogado na Alexandre Atheniense Advogados, escritório especializado em direito digital;
  • Coaching e empreendedorismo jurídico – Cristiano Sobral: doutor em Direito e advogado na Sylvio Tostes & Sobral Pinto Advogados;
  • Gestão Estratégica para Escritório de Advocacia – Empreenda Law: é um canal nas redes sociais idealizado pelas Dras. Mariana Domingues e Gisela Trovo que tem como objetivo auxiliar e empoderar empreendedores;
  • Direito para startup – Erick Nybo: advogado, professor e CEO da Edevo;
  • BPO financeiro – Fábio Navarro: diretor comercial e de operações da Nascimento Navarro Organização Contábil;
  • Fashion Law – Flávia Nascimento: mestre em direito ambiental e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Santos;
  • Blockchain e fintechs – Ingrid Barth: possui carreira desenvolvida em bancos internacionais de nível 1 e tem experiência em negociações contratuais relacionadas a operações de crédito cross-boarder;
  • Cultura organizacional jurídica – Isis Fontenele: presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/GO;
  • Direito digital e inteligência artificial – Marcelo Crespo: advogado com extensa experiência em direito digital, criminal e compliance;
  • Marketing digital para advogados – Rafael Galdino: consultor de marketing digital e diretor da Febracis Coaching Digital;
  • Lei geral de proteção de dados – Renato Opice Blum: advogado, economista, professor e coordenador do Direito 4.0 na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP);
  • Compliance – Roberta Codignoto: executiva de jurídico e compliance com mais de 20 anos de experiência e reconhecida pela Revista Análise Editorial 2018 entre os 30 profissionais jurídicos mais admirados pelos seus pares no Brasil;
  • Gestão e Liderança Estratégica – Sidney Aquino: sócio diretor da Febracis, master coach de alta perfomance e PHD em coaching.