Laudos da defesa apontam que João Deus perdeu 17 quilos e pensa suicídio

Dois laudos médicos apresentados à Justiça pela defesa do médium João de Deus, preso desde o dia 16 de dezembro sob acusação de abuso sexual praticado contra frequentadoras da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, apontam que ele enfrenta sérios problemas de saúde, como perda de memória, de peso e uma depressão grave que o levou a pensar em se matar. O psiquiatra Leo de Sousa Machado assina o parecer psiquiátrico forense e o cardiologista Alberto de Almeida Las Casas Júnior é o responsável pela avaliação médica.

A defesa de João de Deus teria encomendado os laudos para tentar conseguir sua liberdade ou ao menos a transferência do médium, que se encontra no Núcleo de Custódia do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, para um hospital. O psiquiatra, por exemplo, diz que João “deve ser hospitalizado, sob risco de negligência médica”.

Em comum, os dois médicos pedem a internação do médium por um período de quatro a oito semanas para realização de exames complementares e ajustes na medicação tomada pelo paciente com a intenção “de reduzir o risco de óbito”. Segundo Las Casas, as medicações hipotensoras e antidepressivos demoram até 28 dias para ter o efeito adequado, levando a necessidade de internação prolongada.

Segundo o psiquiatra Leo de Souza Machado, João de Deus teria perdido 17 quilos desde que foi preso, não cuida da higiene, anda com roupas sujas de urina e chora com frequência. “Só não cometeu suicídio pois ainda tem sua filha pequena e não quer morrer sem voltar a vê-la, além de não querer ‘contrariar a Deus’”, escreveu o médico.

Sem respostas

Nesta sexta-feira, promotores que investigam as denúncias contra João de Deus estiveram no Núcleo de Custódia para mais um interrogatório. No entanto, pela primeira vez, o médium preferiu não responder aos questionamentos. Denunciado por abuso sexual, coação de testemunha e porte ilegal de arma de fogo, ele permaneceu calado e respondeu a nenhuma das perguntas feitas pelos representantes do órgão ministerial.