Justiça do Trabalho tem guia prático para auxiliar o acesso de usuários cegos ao PJe

A Coordenação Nacional do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) lançou o Guia Prático do PJe-JT para Cegos, que permitirá que esses usuários tenham acesso a diversas informações para realizar tarefas no PJe-JT por meio da utilização de software leitor de telas.

O guia foi elaborado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (5ª Região) com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade do PJe-JT, sob a coordenação da servidora Ângela Lima, que tem deficiência visual. Também colaboraram os servidores Maria Vilela (1ª Região), Ivo Ramalho (2ª Região), Rafael Carvalho (CSJT), além dos servidores do TRT-BA Gustavo Nascimento e Diego Pugliesi.

De acordo com a juíza auxiliar da Presidência do TST e coordenadora nacional do PJe-JT, Gisela Ávila Lutz, o guia nasceu a partir das melhorias, testes e treinamentos de acessibilidade realizados no sistema Pje-JT e está disponível para todos os usuários do sistema, público interno e externo. O guia traz informações necessárias para que o usuário de leitor de telas mais inexperiente possa realizar com sucesso e autonomia algumas tarefas e funcionalidades do sistema, como uso de teclas de atalho, cadastramento e consulta de processos, elaboração de certidões e minutas de despachos, dentre outras.

Acesse aqui o Guia PJE para pessoa com deficiência visual.