Juiz de Pernambuco é afastado por desrespeito a advogados

A seccional pernambucana da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) obteve junto ao TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), o afastamento do juiz de direito Ivan Alves de Barros, que desrespeitou as prerrogativas de advogados. A medida foi decidida por 9 votos a 4.

A OAB-PE relatou ao TJ-PE que o magistrado, que responde por outros três processos, há muito tempo tratava de forma desrespeitosa advogados, membros do Ministério Público e jurisdicionados. De acordo com o memorial enviado ao tribunal, o juiz teria chegado a utilizar uma arma para intimidar os presentes na audiência.

O presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves (foto), fez a sustentação oral do caso. Ele expôs detalhes das arbitrariedades cometidas pelo juiz, dentre elas, a perseguição a advogados, através de decisões desfavoráveis, e a intimidação mediante violência.

A decisão ocorreu na plenária do 1º andar do prédio sede do TJ-PE, no Recife, e foi acompanhada por toda a diretoria da OAB-PE, conselheiros federais e estaduais, dirigentes da Subseccional OAB de Surubim, além de um grande número de advogados que atuam em todo Estado.

Ao anunciar o resultado dos votos, o presidente do TJ-PE, ressaltou ter sido eleito para lutar pelos interesses do cidadão. “Tenho dever com a instituição que presido”, disse o desembargador Frederico Neves.