Incêndio no TR-GO não comprometeu a integridade de processos

O incêndio iniciado no canteiro de obras do Complexo Trabalhista de Goiânia foi totalmente debelado. As chamas tiveram início por volta das 21h30 de sábado (3), e foram controladas apenas na madrugada de domingo. A grande preocupação da direção do Tribunal Regional do Trabalho foi com a segurança. Em virtude disso, o setor de informática desligou o sistema de data center para evitar qualquer risco de dano aos dados dos processos que, na Justiça do Trabalho, tramitam de forma eletrônica. O sistema já foi restabelecido.

Embora as chamas tenham se restringido ao prédio em construção, o calor das labaredas danificou parcialmente algumas salas do Edifício Ialba-Luza, onde funcionam os gabinetes dos desembargadores. As instalações da Primeira Turma de Julgamento foram as mais atingidas. O calor também danificou parte das instalações da Terceira Turma.  O sistema de ar condicionado do edifício também foi bastante atingido.

O presidente do TRT, desembargador Aldon Taglialegna, fez questão que não houve prejuízo processual, já que no Tribunal praticamente não existe processo em papel.  Contudo, ele informou que, em razão de algumas salas do prédio onde funciona o Tribunal terem sido danificadas pelo calor das chamas e pela água usada para atenuar o calor e evitar que o fogo se  propagasse,  o prédio Ialba-Luza será interditado por uma semana para serviços de reparos, limpeza e averiguação das condições de funcionamento.

Já o Fórum Trabalhista de Goiânia foi inteiramente preservado. Mas mesmo assim, por questão de precaução, o funcionamento das 18 varas do trabalho da capital ficará suspenso por três dias, até quarta-feira. Nos Gabinetes de Desembargadores, Pleno, Turmas e demais unidade que funcionam no Edifício Ialba-Luza, o expediente está suspenso até sexta-feira (9). Portaria nesse sentido deverá ser publicada determinando que as atividades em relação à elaboração de minutas de votos, sentenças e despachos continuem sendo desenvolvidas pelos servidores em regime de teletrabalho.