O Centro de Esportes e Lazer da OAB/Casag foi palco de uma cerimônia histórica na noite desta segunda-feira (3). A abertura do I Jogos da Advocacia Nacional, no salão de festas do CEL, reuniu autoridades da área, além de advogados atletas de todo o País.
Ao todo, 27 estados já estão presentes e representados por suas delegações que disputarão na primeira edição dos Jogos da Advocacia Nacional. As disputas ocorrem a partir desta terça-feira (4) e vão até sábado (8), no CEL da OAB/Casag, em Aparecida de Goiânia, e no Clube Cerrado e no Sesi, em Goiânia. São cerca de 2 mil profissionais do direito, entre atletas, comissão e diretores.
Realizado pela Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (Concad), o objetivo central do grande evento esportivo é promover saúde, bem-estar e entrosamento entre a classe. Durante a solenidade de abertura, Felicíssimo José de Sena, o idealizador do CEL, foi homenageado por ter sido em um dos seus cinco mandatos o responsável pela construção do Centro.
Repleto de entusiasmo, o vice-presidente do Conselho Federal, Rafael Horn, enalteceu a importância das competições para a saúde e o bem-estar dos envolvidos e convidou a todos para que “comecem os jogos!”, celebrou com os presentes.
CEL da OAB, o patrimônio da advocacia goiana
Diante da presença dos familiares do homenageado, o vice-presidente da OAB Goiás, Thales Jayme agradeceu pela dedicação e determinação do homenageado à frente do sistema OAB na defesa de direitos. “Hoje nós recebemos os diretores do Conselho Federal na nossa sede. E foi o senhor, Felicíssimo Sena, que escolheu aquele local [sede da Seccional] para ser a nossa casa do advogado. Portanto, aqui estão os agradecimentos de toda a advocacia, no só de Goiás, mas de todo o Brasil pela sua enorme dedicação frente aos trabalhos realizados”, disse.
Honrado pela ilustre homenagem, o ex-presidente e idealizador do CEL, Felicíssimo Sena, agradeceu pelo reconhecimento e mencionou a importância do Centro de seguir com sua missão. “É preciso estender as ações da Ordem há tantas outras inúmeras demandas humanas que nós advogados vivemos. Mas, eu estou seguro que a advocacia goiana caminhou muito”, avaliou.
A presidente do CEL, Wanessa Pinheiro, afirmou que cada espaço e novidade implementada na reforma do clube foi para proporcionar a melhor experiência esportiva e de lazer. “Cuidar é nossa missão. E a nossa preocupação em valorizar o esporte é o que melhor reflete nosso propósito. Pensar em esporte é pensar em saúde, lazer e acolhimento!”, destacou.
A união do esporte e da advocacia
A cerimônia de início das atividades competitivas, todas idealizadas para advogados, reuniu delegações de 27 estados, além de importantes nomes da área jurídica, como Rafael Horn, vice-presidente nacional da OAB e o coordenador nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), Eduardo Uchoa Athayde.
O presidente da OAB Goiás, Rafael Lara Martins, sinalizou que a realização das competições representa um resgate ao compromisso com o bem-estar e os esportes. “O esporte transforma. O esporte traz união. O esporte traz senso de responsabilidade e traz também de vitória e superação. E me sinto honrado, em nome de toda a advocacia, em receber atletas de 27 delegações aqui no maior e melhor clube do sistema OAB Goiás”, celebrou o presidente da OAB-GO.
O coordenador nacional da Concad, Eduardo Uchoa Athayde, disse que, por meio de visitas técnicas, acompanhou a preparação de cada detalhe estrutural do CEL e está satisfeito com o resultado final frente a dedicação de todos os envolvidos. “Hoje ao entrar aqui, pude entender o real significado que nós presidentes de Caixas temos. Ao ver esse local, repleto de atletas, homens e mulheres. Eu tenho a certeza que a reafirmação da pauta do esporte foi certeira. É uma modalidade que representa uma união, mais comprometimento, mais saúde e mais bem-estar”, reconheceu ao falar do empenho de todos.
A reestruturação do CEL da OAB
A reestruturação, restauração e ampliação do Centro de Cultura, Esporte e Lazer da OAB também foi entregue parcialmente nesta segunda-feira (3 de julho). Essa primeira etapa diz respeito a revitalização da área externa envolvendo reparos estruturais na guarita, administração, caminhos e acessos, alambrados das quadras, arquibancadas, muretas, dentre outros.
“Além de pintura, questões elétricas, hidráulicas, enfim, foi feita uma reforma para deixar todo o complexo em totais condições para receber estes jogos nacionais. Inclusive, nós que temos uma profissão pautada em reuniões, idas aos fóruns, sem horário de almoço, sem tempo de dedicação as atividades físicas! Aqui o oposto acontecerá! É um estímulo a vida saudável! Vamos levantar esta bandeira! Os Jogos Nacionais vão acabar, mas temos que seguir com esse propósito! Estímulo as atividades físicas”, conclamou o presidente da CASAG Goiás, Jacó Coelho, ao desafiar os presentes.
Na ocasião, os diretores da Casag ainda foram homenageados pelo presidente da Caixa de Assistência aos Advogados de Goiás pelo trabalho desenvolvido frente a organização do 1º Jogos da Advocacia Nacional.
Presenças
Estiveram presentes na mesa de abertura o vice-presidente do Conselho Federal Da OAB, Rafael Horn, o coordenador do Concad e presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal, Eduardo Uchoa Athayde; a corregedora nacional da OAB, Milena Gama; o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos; o presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins; o vice-presidente da OAB-GO, Thales Jayme; a secretaria-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; a secretária-geral adjunta da OAB-GO, Fernanda Terra; o diretor-tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Cardoso Júnior; o presidente da Casag, Jacó Coelho; o conselheiro federal da OAB-RO, Alex Sarkis; a cordenadora da Concad Mulher, Adriana Galvão;
Também esteve presente o procurador-chefe do MPT-GO, Alpiniano Do Prado Lopes; o procurador-chefe de Aparecida De Goiânia, Fabio Camargo; o Secretário de Esporte, Jefferson Aragão, representando o prefeito de Aparecida de Goiânia, Wilmar Mariano; a coordenadora da Concad Norte, Laura Cristina Lopes; a coordenadora da Concad Nordeste, Anne Cristina Cabral; o idealizador do CEL da OAB/CASAG, Felicíssimo Sena; a vice-presidente da Casag, Néli Figuerêdo; a secretaria-geral da Casag, Daniella Kafuri; o diretor-geral ESA, Rodrigo Lustosa., a presidente do CEL, Wanessa Pinheiro; o diretor-tesoureiro da Casag, Rodrigo Guedes; o conselheiro federal da OAB, Lúcio Flávio de Paiva; o ex-presidente da OAB-GO, Henrique Tiburcio; e os conselheiros federais Arlete Mesquita, David Soares e Roberto Serra.