Hospitais e clínicas podem ser obrigados a recolher chapas de raio-x

Hospitais, clínicas e consultórios, da rede pública e privada, podem ser obrigados a recolher chapas de exames de raio-x, tomografia e ressonância para reciclagem ou descarte correto. É o que determina projeto de lei do vereador Gustavo Cruvinel (PV), em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia.

Para tanto, as unidades de saúde deverão dispor de local adequado e visível ao público para recolhimento dos filmes de radiografias. Além disso, precisarão fixar, em local perceptível, informações sobre os riscos da inadequada destinação, além das vantagens em se obter os exames de forma digital.

Objetivo

O parlamentar justifica que o principal objetivo da propositura é preservar o meio ambiente, vez que esse material tem, em sua composição, elementos tóxicos e poluentes, como plástico derivado do petróleo, chegando a passar mais de cem anos em aterros sanitários comuns antes de se degradar.

Ele acrescenta que outro componente prejudicial é a prata, metal pesado que contamina o solo e o lençol freático quando descartado incorretamente, e que possui efeito cumulativo no organismo, podendo gerar problemas renais, motores e até neurológicos. A matéria deve ser votada em segundo turno após o recesso legislativo.