Governo quer eliminar uso excessivo de papel nas repartições públicas

A partir desta quinta-feira, dia 1º de junho, será iniciada a 2ª fase de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Governo de Goiás, que desde fevereiro de 2017, substituiu o SepNet na autuação e tramitação de processos. Nesta fase, os documentos serão digitalizados e incluídos no Sistema antes da tramitação, mas também continuarão a serem impressos e anexados fisicamente ao processo. Ou seja, haverá a tramitação dos documentos de forma física e eletrônica, até a implantação da 3ª fase do projeto, prevista para outubro próximo, quando toda a documentação que tramita no governo será de forma eletrônica.

O SEI é uma ferramenta que permite a virtualização de processos e documentos nos órgãos dos governos, contribuindo para a modernização da administração pública por meio do aprimoramento da gestão documental, além de facilitar o acesso à informação por parte de servidores e cidadãos, propiciando celeridade, segurança e economia.

Para essa 2ª fase, a Secretaria de Gestão e Planejamento, responsável pelo projeto através da Superintendência de Modernização Institucional, instituiu coordenadores de implantação em cada Órgão/Entidade e treinou mais de 300 multiplicadores, os quais possuem a atribuição de disseminar esse conhecimento entre os demais servidores.

A gerente de Articulação de Gestão e Cooperação Técnica da Segplan, Roberta Rodrigues Costa, informa que a Segplan está aberta para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o SEI e até ministrar novos treinamentos aos servidores.