Governo interdita frigorífico da JBS por risco de amputação de trabalhadores

A unidade de aves da JBS em Montenegro (RS) está com parte dos setores e maquinários paralisada por problemas de segurança do trabalho, segundo nota publicada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

A interdição foi determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) durante força-tarefa conjunta com o MPT realizada na terça (18) e quarta-feira (19).
Divulgação/MPT
Procurada, a JBS afirma que tomou medidas para que o frigorífico seja desinterditado

As irregularidades, diz a nota, expõem os trabalhadores a riscos como amputação e esmagamento de membros, queda, adoecimento osteomuscular e choque elétrico.

De acordo com o MPT, estão interditados os setores de embutidos, empanados, as atividades de descarregamento de aves, de movimentação manual de cargas, entre outros.

Outros problemas verificados durante a força-tarefa foram o ritmo intenso de trabalho, queixa dos trabalhadores sobre dores, falta de equipamentos como máscaras no descarregamento de frangos e exigência intensa dos supervisores para manter a produção.

Procurada, a JBS afirma que tomou algumas medidas nesta quarta-feira (19) para que o frigorífico seja desinterditado. “Novas ações serão implementadas para que a unidade esteja 100% liberada até domingo”, informou, em nota. Fonte: iG