Governo de Goiás anuncia reajuste de 12,33% para Segurança Pública

O governador Marconi Perillo e o vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, anunciaram a retomada do pagamento relativo ao reajuste salarial escalonado de servidores da área de Segurança Pública do Estado, da ordem de 12,33%, em dezembro deste ano. A confirmação do cumprimento de acordo firmado com a categoria em 2015 foi feita durante reunião realizada no Palácio das Esmeraldas.

O reajuste dos valores dos subsídios das carreiras dos servidores foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 28 de abril de 2014, com previsão de dispêndios sempre no mês de dezembro: 18,50% (2014); 12,33% (2015); 12,33% (2016); e 12,33% (2017). Os valores relativos ao ano passado, em face da crise econômica que recrudesceu no País, foram negociados com a categoria para serem quitados em 2018. Representantes dos servidores à época, sensíveis com a grave situação financeira, concordaram com o adiamento. Na reunião desta sexta-feira, o governador Marconi Perillo selou o compromisso com a retomada do cronograma proposto.

O governador Marconi Perillo afirma que o pagamento desse compromisso é “reflexo do ajuste fiscal” de 2015. “Se não tivéssemos feito o que propusemos no ano passado, estaríamos desmoralizados hoje”, disse. “Não estaríamos pagando salários e não poderíamos dar aumento”, afirma. Ele cita outros estados que não se planejaram e hoje têm dificuldades para arcar com despesas básicas. “Fizemos as coisas com os pés no chão, todos se sacrificaram um pouco”, destaca. “Agradeço demais a compreensão dos servidores”, reitera.

O acordo
O vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, disse que “com diálogo, respeito e confiança mútua, chegamos aqui hoje com a formalização do cumprimento do acordo que agora permite a retomada do pagamento do reajuste dos servidores da segurança pública”. Segundo ele, “foi uma longa e árdua caminhada, mas os momentos mais difíceis da crise financeira estão sendo superados graças aos ajustes e ao entendimento proposto pelo governador Marconi Perillo”. Segundo avalia, “as forças policiais terão melhores condições para cumprir a missão de zelar pela segurança e tranquilidade da população”.