Fóruns goianos terão detectores de metal a partir de 1º de setembro

Marília Costa e Silva

Serão instalados equipamentos fixos nas entradas dos fóruns
Serão instalados equipamentos fixos nas entradas dos fóruns e das salas do Tribunal do Júri

A partir de 1º de setembro, todos os fóruns de Goiás receberão detectores de metal para instalação na entrada da unidade judiciária e no acesso às salas de sessão dos tribunais do júri. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (15) pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves. Ele avisa que a entrega do material terá início pela comarca de Luziânia. Também serão entregues equipamentos móveis para o auxílio na segurança das comarcas, já que eles funcionam mesmo em caso de queda de energia elétrica.

As medidas integram o plano de segurança institucional elaborado e apresentado pela Comissão de Segurança da ASMEGO para a Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A novidade também faz parte das reivindicações feitas pela Associação dos Magistrados de Goiás e pelo Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça, que cobraram providências em decorrência de dois incidentes graves ocorridos recentemente em comarcas do Estado.

Na última quarta-feira, foi registrado incêndio no fórum de Goiatuba, resultando na destruição de cerca de 10 mil processos. Poucos dias antes, um ato de violência foi praticado em Senador Canedo, quando uma servidora foi feita refém de um homem armado com faca. Para contê-lo, seguranças do prédio tiveram de balear o agressor, o que provocou pânico em todo o fórum.