Faculdade de Direito da UFG e ESA vão oferecer curso de especialização em Direito Penal e Processual Penal

Publicidade

A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Escola Superior da Advocacia de Goiás (ESA-GO), ofertará o Curso de Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal. A previsão é que o edital de seleção dos alunos seja publicado nos próximos dias. O curso terá a duração de 18 meses e contará com professores e pesquisadores qualificados, advogados renomados e juristas destacados na área penal.

O objetivo do curso é qualificar os advogados para o pleno e competente exercício da advocacia criminal, com ênfase nas causas de alta complexidade, como o Direito Penal Econômico e Empresarial, sobretudo os crimes contra a ordem econômica e tributária, contra as relações de consumo, contra o meio ambiente, bem como os delitos contra os sistemas Previdenciário e Financeiro Nacional, incluindo, ainda, a defesa criminal nos crimes falimentares, eleitorais, lavagem de capitais, eleitorais, além da defesa criminal tradicional, como nos crimes contra a vida, a honra, o patrimônio, a liberdade sexual e contra a administração pública.

O curso abordará ainda a prática do advogado no Júri Popular, no juízo comum, na Execução Penal, nos Juizados Especiais, nas Turmas Recursais e a atuação da defesa criminal, nos tribunais estaduais e federais, no STJ e STF. O curso ainda inova ao abordar a prática do advogado criminalista no âmbito administrativo (inquéritos e investigações administrativas), corporativo (compliance criminal), acordos de colaboração premiada e ações de improbidade administrativa, ou seja, em todo tipo de investigação que possa resultar em ação penal ou que permeie a matéria penal.

O curso terá carga horária destinada à metodologia do ensino superior, o que habilita o Bacharel em Direito ao exercício do magistério, especialmente nas disciplinas da área penal. Outro diferencial do curso será a atenção ao uso das novas tecnologias, a investigação defensiva e a orientação para a pesquisa de dados sobre segurança pública e defesa social.

“Buscamos os melhores professores e advogados do país, pois não é um só um curso de grande qualidade acadêmica, mas também procuramos dar muita ênfase à prática criminal de alta performance”, afirma a diretora da Faculdade de Direito da UFG, professora Bartira Macedo de Miranda.

Confira a lista de professores em:
Ana Cláudia Pinho (UFPA)
Alexandre Morais da Rosa (UFSC)
Antonio Carlos de Almeida Castro (Advogado OAB/DF)
Antonio Vieira (Advogado, OAB/BA)
Débora Pestana (UFU)
Bartira Macedo de Miranda (UFG)
Beatriz Correa Camargo (UFU)
Cristina Lourenço (OAB/PA)
Dyellber Fernando de Oliveira (OAB/GO)
Eleonora Rangel Nacif (IBCCRIM)
Franciele Silva Cardoso (UFG)
Eugenio Pacelli de Oliveira (IDP)
Gaspar Alexandre Machado de Sousa (UFG)
Henderson First
Leonardo Buissa Freitas (UFG)
Lenio Streck (Jurista e Advogado)
Maurício Stegemann Dieter (USP)
Pedro Sérgio dos Santos (UFG)
Roberto Serra da Silva Maia (ESA)
Rodrigo Lustosa Victor (ESA)
Rogério Leal (OAB/GO)
Rogério Schiett Machado Cruz (Min. STJ)
Tarihan Chaveiro Martins (UFG)
Taysa Matos (UFBA)
Vinícius Gomes de Vasconcelos (IDP)