Encontro sobre saúde psíquica terá participação de psicanalista francês Christophe Dejours

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO) promove no dia 1º de agosto o Encontro sobre Saúde Psíquica na Organização do Trabalho Judicial. O evento será realizado no auditório do Fórum Trabalhista de Goiânia das 14 às 17 horas. O psiquiatra, psicanalista e professor de psicologia francês Christophe Dejours será o conferencista.

Outra convidada para o encontro é a doutora Selma Lancman da Universidade de São Paulo. Ela vai falar sobre o tema Trabalhar na magistratura: construção da subjetividade, saúde e desenvolvimento profissional. Ela vai usar dados de uma pesquisa em psicodinâmica do trabalho realizada com magistrados pelo CNJ.

Foram abertas algumas vagas para a participação da comunidade no Encontro, acesse o link para se inscrever até esta quinta-feira (28/07). Certificado de 3 horas será fornecido pela Escola Judicial aos participantes. Em caso de dúvidas, ligar para a Escola Judicial nos telefones 3222-5109/5538.

Conheça os expositores

Christophe DejoursChristophe Dejours
Chistophe Dejours é psiquiatra, Psicanalista e Professor titular da cátedra de Psicanálise, Saúde e Trabalho do Conservatório Nacional das Artes e Ofícios – CNAM/França. É especialista em psicodinâmica do trabalho. Membro do Instituto de Psicossomática de Paris e da Associação Psicanalítica da França; diretor de pesquisa da Universidade Paris V.Autor de diversas obras, dentre elas destacamos A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho, obra importantíssima para o estudo da clínica do trabalho; a Banalização da Injustiça Social e os dois volumes do livro Trabalho Vivo.

Dejours foi o responsável pela evolução da psicopatologia do trabalho. Ele promoveu uma enorme contribuição à saúde mental através de pesquisas sobre o trabalhador, as relações trabalhistas e o sofrimento no trabalho.

Segundo o estudioso, as contradições da relação entre capital e trabalho são os motivos que conduzem ao adoecer do trabalhador e ao sofrimento físico, psíquico e emocional. Ele diz que é preciso resistir e vencer as dificuldades do trabalho, mas nem todos conseguem, o que leva ao adoecimento, ao sofrimento e ao fracasso.

Selma Lancman
sandra lancmanSelma Lancman é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1978), mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1988) e doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é pesquisadora associado do Conservatório Nacional das Artes e Ofícios – CNAM/França e professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, saúde mental e trabalho, saúde do trabalhador e psicodinâmica do trabalho. Fonte: TRT-GO