DPE realiza Diálogos Interdisciplinares sobre a Violência Contra a Mulher

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) promove, por meio do Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), o seminário Diálogos Interdisciplinares sobre a Violência Contra a Mulher, como parte da Agenda dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Em parceria com a Faculdade Estácio de Sá, o evento será realizado nos dias 20 e 21 de novembro, das 9 às 11 horas e das 18h30 às 20h30, no auditório da Faculdade, Campus Estação, Avenida Goiás, em Goiânia. O primeiro dia é dedicado à violência doméstica contra a mulher e o segundo à discussão sobre a violência contra a mulher negra e a mulher de terreiro.

A coordenadora do Nudem, defensora pública Gabriela Marques Rosa Hamdan, explica que a Defensoria Pública tem como uma de suas missões promover a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, cumprindo tal função por meio da educação em direitos. “Assim, como órgão integrante do Conem, através de seu Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem), a instituição participa da campanha dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Vale observar que o trabalho jurídico isolado não é capaz de resolver o problema, mas sim, o trabalho em rede, em visão interdisciplinar”, lembra.

A defensora pública detalha o que será discutido no seminário realizado pelo Nudem e a faculdade. “O seminário abordará, no primeiro dia, a violência doméstica contra a mulher e no segundo dia, a violência contra a mulher negra e a mulher de terreiro. No evento, ocorrerá a palestra de especialistas no assunto, da área jurídica, da psicologia e da sociedade civil”.

Seminário

Nesta terça-feira (20/11), os horários das atividades serão das 9 às 11 horas e das 18h30 às 20h30. O tema abordado será Violência Doméstica Contra a Mulher: Aspectos psicológicos, jurídicos e fáticos. Participam, nos períodos matutino e noturno, a coordenadora do Nudem/DPE-GO, defensora pública Gabriela Marques Rosa Hamdan; a psicóloga e consultora técnica de Violência Contra Gênero (VCG), Mônica Sousa Santos; o assessor jurídico da Superintendência Executiva da Mulher, Luiz Henrique de Paula; a bacharel em Direito e ex-vítima de violência doméstica, Neila Bitar.

Na quarta-feira (21/11), os horários serão das 9 às 11 horas e das 18h30 às 20h30. O tema abordado será Violência Contra a Mulher Negra e de Religião de Matriz Africana. Participam no período matutino a defensora pública e colaboradora do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH) da DPE-GO, Cristiana Maria Baptista Teixeira Conceição; a psicóloga, Fernanda Cruz; a quilombola Kalunga e gerente de projetos da Secretaria Cidadã, Lucilene dos Santos Rosa; e a presidenta do Movimento Agô, Iya Mary Leia de Osumarê. No período noturno participam o defensor público e colaborador do Nudem/DPE-GO e do NUDH/DPE-GO, Philipe Arapian; a psicóloga, Cecília Vieira; a quilombola Kalunga e gerente de projetos da Secretaria Cidadã, Lucilene dos Santos Rosa; e a presidenta do Movimento Agô – Iya Mary Leia de Osumarê.

Agenda 21 Dias

Nesta segunda-feira (19/11), a coordenadora do Nudem, defensora pública Gabriela Rosa, participou da abertura dos 21 Dias de Ativismo, realizada pelo Conem, no auditório do museu Zoroastro Artiaga, na Praça Cívica.

Nos dias 20 e 21 de novembro será realizado o seminário Diálogos Interdisciplinares sobre a Violência Contra a Mulher, pela manhã das 9 às 11 horas e à noite das 18h30 às 20h30, no auditório da Faculdade Estácio de Sá, Campus Estação, Avenida Goiás.

No dia 22 de novembro, Gabriela Hamdan participa do evento Movimento Agô, na Câmara Municipal de Goiânia. A abertura será às 9 horas, seguida de palestra.

No dia 24 de novembro, a Defensoria Pública do Estado de Goiás participa do Ação Cidadã e realiza atendimento jurídico gratuito à população de Goiânia.

No dia 26 de novembro, às 8 horas, Gabriela Rosa representa a defensora pública-geral do Estado de Goiás, Lúcia Silva Gomes Moreira, na abertura da Semana pela Paz em Casa, na Faculdade Universo, Rua 105 B, nº 185, Setor Sul, Goiânia.

No dia 29 de novembro, às 14 horas, a coordenadora do Nudem ministrará palestra na sede da Procuradoria-Geral do Estado sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência e atuação do Núcleo. Fonte: Dicom/DPE-GO