A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está em trâmite com o projeto de lei nº 26050/24, que propõe a concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Ferreira Mendes. A iniciativa é dos deputados Bruno Peixoto (UB), presidente da Alego, Talles Barreto (UB), líder do Governo, e Clécio Alves (Republicanos).
Natural de Diamantino, no estado do Mato Grosso, Gilmar Mendes é formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e ocupa o cargo de ministro do STF desde 2002, tendo presidido o colegiado entre 2008 e 2010. Segundo os autores da proposta, a honraria se justifica pela relevância da atuação do ministro em assuntos que impactam diretamente o estado de Goiás.
Além de sua trajetória no STF, Mendes é professor de direito constitucional nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da UnB. O ministro também é autor de diversas obras e artigos acadêmicos, além de possuir mestrado e doutorado em direito pela Universitat Munster, na Alemanha.
O projeto segue para análise das comissões da Casa Legislativa antes de ser levado para votação em plenário.