Decretada prisão preventiva de nove pessoas envolvidas com Comando Vermelho

Juíza Placidina Pires

A juíza da 6ª Vara dos Crimes Punidos com reclusão de Goiânia, Placidina Pires, manteve a prisão preventiva de nove pessoas suspeitas de integrar cúpula da facção criminosa Comando Vermelho. Os réus são suspeitos de tráfico de drogas e armas de fogo e exerciam as atividades em Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Na denúncia recebida pela magistrada, consta que foram apreendidos junto ao grupo oito armas de fogo – entre elas um fuzil americano calibre 556, revólveres, espingardas/rifle – munições, mais de R$ 200 mil em espécie, relógios importados e 11 veículos de luxo.

Para a juíza, os itens demonstram o “grande poderio econômico do grupo criminoso investigado” – segundo investigações, em apenas oito meses, em um dos núcleos financeiros do grupo movimentou a quantia de R$ 14 milhões, conforme levantamentos referentes ao crime de lavagem de capitais, que será objeto de investigação em procedimento criminal específico.

Os réus haviam sido presos temporariamente e, com a decisão da magistrada, tiveram a prisão convertida em preventiva.

Placidina Pires também deferiu a apreensão cautelar dos bens do grupo e autorizou a polícia civil a utilizar cinco dos veículos e dos armamentos, e a fazer uso do compartilhamento das provas produzidas com outras investigações. “Dessarte, impõe-se o sequestro dos veículos e demais objetos apreendidos em poder dos investigados, notadamente diante dos fortes indícios de que tenham sido obtidos com o dinheiro proveniente das práticas criminosas e também porque os investigados não demonstraram, até o presente momento, a licitude de suas origens”, frisou a juíza. Fonte: TJGO