Debate em Goiânia trata da reforma política e o papel político da OAB

O presidente da Comissão Especial de Mobilização da Reforma Política da OAB, Cézar Britto,  a presidente da associação nacional de advogados trabalhistas (ABRAT), Sílvia Burmeister e o secretário da Comissão especial de mobilização da Reforma Política, Aldo Arantes participam nesta terça-feira (10) de um debate sobre o papel político da OAB e a importância da reforma política para o país. A mediação será feita pelo advogado Flávio Buonaduce. O evento é promovido pela chapa OAB Forte, a partir das 19 horas, no auditório do Hotel K, no Jardim Goiás.

Na ocasião também vai ser apresentada e discutida a carta compromisso lançada pela chapa OAB Forte que detalha conceitualmente os princípios que norteiam as propostas e as responsabilidades assumidas por Flávio Buonaduce, candidato a presidência da Ordem, durante a campanha de 2015.

Entre os temas a serem debatidos estão: o histórico da Ordem dos Advogados do Brasil na defesa da democracia e dos direitos humanos; seu papel constitucional  de defesa da lei, da justiça, dos direitos humanos, da ética e do cumprimento rigoroso da Constituição Brasileira e do Estado democrático de Direito; e suas atribuições definidas pelo próprio Estatuto da Ordem, (artigo 44, inciso I) de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, a justiça social e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Outro assuntos a serem abordados: a importância e a necessidade de uma reforma política há muitos anos discutida sem avanços práticos e o trabalho desenvolvido pela Coalizão pela Reforma Política e Democrática e Eleições Limpas, um movimento por uma Reforma Política democrática de caráter popular, formado por uma rede de entidades, incluindo a OAB, a CNBB, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político, a UNE, a Contag, o CTB e a CUT, entre outros.

O sergipano César Britto é advogado de várias entidades sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais, foi presidente da OAB NACIONAL no triênio 2007-2010, Conselheiro Federal, Secretário-Geral da OAB, Presidente da Comissão Nacional de Relações Internacionais da OAB, autor de livros jurídicos, de crônicas e romances.

Sílvia Burmeister é advogada gaúcha com quase 30 anos de militância na Justiça do Trabalho e na assessoria de diversos sindicatos de trabalhadores. Pós graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, especialista em Direito do Consumidor.

Aldo Arantes é goiano de Anápolis, advogado, secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política do Conselho Federal da OAB, quatro vezes deputado federal, constituinte em 1988, militante estudantil e ex-presidente União dos Estudantes Secundaristas – UNE.

Flávio Buonaduce, é advogado, conselheiro da Ordem, ex-secretário geral da OAB e ex-diretor-geral da Escola Superior da Advocacia (ESA). Mestre em Direito Processual pela PUC/SP, especialista pela Fundação Getúlio Vargas e professor efetivo da UFG. Candidato a presidente da OAB/GO pela chapa OAB Forte.