Comissão de Segurança Pública da OAB faz vistoria surpresa no 1º DP de Goiânia

Membros da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) realizarão vistoria nesta quinta-feira (9), no 1º distrito policial de Goiânia, que fica no Centro da capital. A visita busca apurar denúncias de superlotação e condições desumanas em que os presos são mantidos no local. A situação encontrada será relatada e encaminhada para a deliberação sobre medidas – inclusive judiciais – que poderão ser tomadas pela Ordem, explica o presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Criminal da OAB-GO, Rodrigo Lustosa Victor.

Alguns dos relatos sobre o estado precário das celas do 1º DP foram feitos à OAB-GO pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol-GO). O presidente da entidade, Paulo Sérgio Alves Araújo, gravou imagens na carceragem da delegacia, na semana passada, que mostram o estado em que os presos estão nas duas celas. Na semana passada, havia 12 detentos em uma delas e 7 na outra. O Sinpol denuncia que os agentes de polícia estão em desvio de função, porque não devem fazer guarda de presos e sim investigar.

Uma das consequências diretas desse desvio de função dos policiais e da manutenção dos presos em celas, em vez de transferi-los para um presídio provisório ou para cumprimento de pena, é que eles não têm recebido as visitas a quem têm direito. Segundo relatos do Sinpol, os detentos estão em um ambiente sujo e insalubre, que não é exclusividade do 1º DP, mas repete-se em outros distritos policiais de Goiânia e do interior. O prédio do 1º DP passou por reforma no primeiro semestre, mas permanecem os problemas estruturais, especialmente a insalubridade.