Um portador de Green Card pode morar fora dos Estados Unidos?

Nem sempre os portadores de Green Card sabem de suas responsabilidades e compromissos para manter o status de residente permanente, e acabam por perder este status. 

  • No status de Green card, é obrigatório permanecer nos EUA por 6 meses a cada ano?
  • Com problemas pessoais atuais, posso sair dos Estados Unidos por mais de seis meses por ano?
  • Terei problemas para reentrar nos EUA por ter ficado muito tempo fora?
  • Existe alguma opção para poder ficar fora dos EUA sem perder o status Residente Permanente?

É obrigatório que você mantenha os EUA como sua residência principal e local de residência. Ficar nos EUA 1 mês por ano indica que você não está fazendo dos EUA sua casa. Você está morando em outro lugar em tempo integral.

Não há problemas pessoais, exceto estar em coma, que exijam que você esteja fora dos EUA por tanto tempo. Você está optando por estar fora dos EUA. Portanto, você terá que decidir o que é mais importante para você: questões que você considera importantes o suficiente para morar em outro lugar por vários anos e não ser mais um residente permanente nos Estados Unidos ou ser um residente permanente e administrar seus problemas pessoais de outra maneira. Você não pode ter os dois.

A residência permanente nos EUA não é definida por um determinado período de tempo no país. Você poderia deixar os EUA por uma semana e perder a residência permanente se essa semana fosse para se estabelecer em outro país. São as suas ações que determinam o status de residente permanente e morar nos EUA é uma dessas ações necessárias.

Então você terá que escolher ou modificar seus planos. Você pode se ausentar dos EUA por até dois anos com um visto de residente de retorno. Portanto, se seus problemas pessoais puderem ser resolvidos em dois anos, obtenha um SB1 antes de partir e vá sem medo de perder a residência permanente.

Mas você não pode tratar o seu Green Card como uma forma de supervisão “venha e vá quando quiser”, com a exigência de visitas para mantê-lo. Não funciona assim. Sua intenção declarada fará com que você perca seu Green Card devido por abandono.

Há pessoas que deixaram os EUA por alguma razão e estão há anos fora do país e que, ainda assim, se acham portadores de um Green Card. Não comunicaram ao governo que iriam sair, não retornaram em prazo hábil para manter o status, quebraram as regras, não cumpriram seus deveres, mas se acham cheio de direitos.

Ser um portador de Green Card – Residente Permanente é diferente de cidadania. A partir do momento que você adquire a cidadania, você pode sair e entrar nos EUA quando bem lhe aprouver, não devendo nenhuma satisfação ao governo, desde que mantenha seus impostos em dia e não cometa nenhuma crime. Mas, enquanto Residente Permanente, os EUA têm que ser sua residência oficial, em todos os sentidos.

Ficar fora dos Estados Unidos por um ano ou mais reiniciará o tempo para a naturalização. Isso significa que a espera normal de 3-5 anos para se tornar um cidadão naturalizado começará novamente se você estiver fora do país por mais de um ano.

Aconselho você a falar com um advogado de imigração sobre suas circunstâncias e seguir os seus conselhos.

Mara Pessoni

Law Offices of Witer DeSiqueira

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.