Será que a embaixada e os consulados dos EUA mantém registros de vistos negados?

Quem responde estas e outras perguntas é a ex-diplomata e ex-funcionária consular Kathryn Berck

1 – A embaixada/consulados dos Estados Unidos mantém um registro de vistos negados?
R – “Eles são um pouco melhores. Há um registro mundial de todos os pedidos de visto, emissões, recusas e notas da entrevista dos oficiais, disponíveis em cada momento de cada dia. Nenhum lugar para correr, nenhum lugar para se esconder.”

2 – O que acontece nos bastidores Quando você aplica para um visto (tais como B1 / B2, J1, ou H1B) em um consulado dos EUA? Por que algumas pessoas têm de passar por processo administrativo adicional, e por que o processo pode levar tanto tempo?
R – “O processamento administrativo, oficialmente referido como Segurança Opinião Consultiva (SAO) poderia ser um processo frustrante para a maioria dos requerentes de visto dos EUA. O Gabinete do Secretário de Estado da Visa Services afirma, no entanto, que é um processo necessário para peneirar os terrorista, espiões, e as pessoas sem escrúpulos que ilegalmente tentam transferir tecnologias sensíveis. Também afirma que afeta apenas 2% dos candidatos, por isso, se você não está com sorte de ser escolhido, esteja preparado para esperar 12-360 dias por uma resposta, que pode ser uma revogação de seu visto previamente aprovado. Na maioria das vezes, porém, você seria aprovado.”
O que eles fazem é um background check bastante rigoroso. Com base no seu histórico, ou dados da aplicação, especificamente, nacionalidade, dependendo deste background, você poderá se encaixar em uma ou mais categorias ou classe:
– Vistos Mantis (potencial de transferência ilegal de tecnologia sensível);
– Vistos Urso (para funcionários de governos estrangeiros, representantes de organizações internacionais, e suas famílias);
– Vistos Donkey (nomes comuns de certas nacionalidades);
– Vistos Merlin (para refugiados e asilados);
– Vistos Águia (certos cidadãos de Cuba, China, Rússia, Irã, Vietnã);
– Vistos Condor (Certos cidadãos de, por exemplo, Afeganistão, Argélia, Bahrein, Djibuti, Egipto, Eritreia, Indonésia, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Malásia, Marrocos, Omã, Paquistão, Qatar, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria , Tunísia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Iêmen);
– Vistos Falcão (para vistos de imigrantes).
– Vistos cavalo (portadores de visto diplomático de certas nacionalidades);
– Vistos Pegasus (Funcionários da Comunidade de Estados Independentes);
Depois disso, as informações são encaminhadas para os organismos pertinentes para uma check muito completa principalmente FBI. Outros poderiam ser CIA, DEA, Departamento de Comércio dos EUA, Departamento do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, Interpol, do Tesouro e do Departamento de Segurança Internacional e Não-Proliferação do Estado.
Isto é realmente ocorre quando o atraso. Se tudo correr bem, você pode ter seu visto aprovado em menos de três semanas, mas se houver um problema de qualquer tipo, poderá atrasar de 30 dias para 360 dias. A parte mais dolorosa é que você não sabe exatamente quanto tempo vai levar, e não há nenhum passo a passo nas atualizações, então você está preso em um tempo intemporal de espera. Aqui estão algumas razões para o atraso:
A. Erros na apresentação de visto: A Embaixada dos EUA do país que você está aplicando Pode enviar as informações por engano em um formato errado (diferente do que a agência quiser), de modo que a agência retorna os dados para a Embaixada. Isto, obviamente, prolonga o processo de verificação de segurança e aprovação. Esta situação acontece de vez em quando, mas parece que as várias agências estão trabalhando para padronizar o formato de submissão, o que ajudaria a reduzir tais erros.
B. Hits falsos (especialmente para Vistos Mantis e Vistos Condor): Se o seu nome corresponde ao de alguém na lista (de ou qualquer outro órgão) do FBI, você será submetido a um maior escrutínio até que você esteja desmarcado ou marcado como uma preocupação para segurança. Imagine se você é de um país com muitos nomes idênticos, este processo vai demorar muito mais tempo para você, e isso explica a maior parte do tempo médio de processamento em vários países.
C. Visa Burden: Se você aplicar em um momento de pico, quando há um monte de pessoas que procuram a viajar, este processo irá, obviamente, levar muito mais tempo. As agências não têm pessoal suficiente para lidar com o pico, então eles simplesmente fazem o melhor que podem. Às vezes, há mesmo atrasos, e é por isso que algumas pessoas não obterem vistos por mais de um ano. Mais ainda, as agências devem priorizar certas classes de vistos, portanto há uma sobrecarga quando, alguns pedidos são postos de lado. Por exemplo, o FBI prioriza Vistos Condor e Vistos Mantis.
D. Acessos: Se o seu nome e informações apresentadas pela Embaixada corresponde à do banco de dados de qualquer agência, então você pode querer esquecer viajar em breve vai recorrer, porque eles buscar tanta informação quanto pudessem. Isso levaria muito tempo que eles poderiam ter de solicitar informações a outros não relacionados. Isso poderia, por vezes, requerer a aprovação do tribunal. Além disso, algumas agências ainda estão com seus sistemas de armazenamento de informações centralizados, o que significa que pode ser necessário ao pedido arquivos de papel de escritórios de filiais. Se você é considerado uma ameaça à segurança, a agência vai escrever um comentário sobre aviso de segurança e enviá-lo de volta para o para Serviços de Vistos, a OMS revogará então seu visto.

3 – Teria como investigar se há abusos nos programas vistos e como poderíamos realizá-lo?
R – NÃO. Não ha abusos em programas de vistos. Cada candidato para qualquer tipo de visto para os EUA será analisado sob suspeita de fraude e abuso (incluindo registos criminais, ligação com o terrorismo, qualquer outro tudo o governo que sabe sobre ele, etc.), e cada caso questionável é investigado apropriadamente.
E aqui está um link para um relatório de síntese sobre anti-fraude e melhorias introduzidas e medidas implementadas pelo Estado entre 1993-2001. A primeira secção refere-se a abuso e  detecção e prevenção de fraudes: State Department’s Bureau of Consular Affairs’ Fraud Prevention Program caught:
CA/FPP ” Diplopundit
Uma das razões que levam um processo de imigração legal para os EUA demorar muito tempo para ser aprovado é em razão dos fraudadores – além de atrasos de datas de prioridade – é que muitas petições e aplicações contêm dados fraudulentos que todos eles têm de ser cuidadosamente verificados e cruzados.

Law Offices of Witer DeSiqueira
Com a colaboração de Kathryn Berck

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.