Pequenos investidores brasileiros agora podem comprar ações de empresas americanas

Desde o dia 22 de outubro, qualquer brasileiro pode ser dono de um pedaço da Apple, do Facebook e outras big techs americanas de capital aberto comprando Brazilian Depositary Rights (BDR).

O que é um BDR?
Brazilian Depositary Rights (BDR) são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, mas que são negociados aqui, no pregão (digital) da B3 (Bolsa de Valores oficial do Brasil). O pregão da bolsa de valores é o período de negociação de ações e outros ativos – dólar, opções, contratos futuros, etc. Em outras palavras, trata-se do período em que pessoas físicas ou jurídicas podem comprar e vender na bolsa de valores, período em que ela está, de fato, aberta.

Dizem que quando alguém compra ações de uma empresa, passa a ser dono de parte dela, sem as responsabilidades de sócio majoritário. Por mais simplificada que seja essa definição, ela é precisa. E agora, pela primeira vez, qualquer brasileiro que queira investir em empresas americanas pode fazê-lo: basta ter uma conta em uma corretora online (a maioria não cobra taxa de manutenção).

Desde a última quinta-feira, dia 22 de outubro, a negociação de BDR’s, já se tornou uma realidade ao alcance daqueles que têm qualquer soma para aplicar. Antes da mudança da regulamentação, o pequeno investidor não tinha acesso direto a BDRs, disponíveis apenas a quem dispunha de mais de 1 milhão em aplicações financeiras, os chamados investidores qualificados, ou por meio de fundos de investimento com carteira na bolsa americana. A partir de agora, investidores não qualificados, ou seja, que não dispõem de aplicações financeiras acima de 1 milhão, poderão negociar BDR’s Nível I.

Ainda está sendo compilado o número de brasileiros que decidiram colocar seu dinheiro nas big techs nesses primeiros dois dias de operação, mas, antes da regulamentação, até setembro, as ações mais negociadas, via B3 (a bolsa brasileira) eram Apple, Amazon, Mercado Livre, Microsoft e Tesla.

O último levantamento aponta 671 BDRs que podem ser negociadas, além das 401 ações de empresas brasileiras. Portanto, não faltam opções para quem quiser investir uma parte de sua poupança em outro tipo de ativo. Mas, como de costume, cautela é recomendada: ações flutuam dia a dia. Se você não tem estômago nem reservas para isso, fique longe.

Uma dica, se você tem projetos futuros como se mudar para os EUA, por exemplo, e precisa fazer caixa, esta é uma excelente alternativa de poupança. Pois investir em ações possibilita uma maior segurança e lucratividade, em tempos de crise, a tendência do dólar é sempre se valorizar mais, haja vista o momento atual.

Mara Pessoni
Law Offices of Witer DeSiqueira

Colaboração: https://riotimesonline.com/ 
https://www.infomoney.com.br

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.