Internacionalização de empresas nos EUA

Com a economia brasileira em frangalhos por conta de políticas econômicas equivocadas, os empresários estão buscando alternativas para dar fôlego às suas companhias. Por isso, na coluna de hoje, a advogada Mara Pessoni, especialista em Comércio Exterior, vai escrever sobre o tema. Veja abaixo uma entrevista dela sobre a temática:

Mara Pessoni

O que é internacionalizar uma empresa?

Internacionalizar uma empresa é levá-la para o mercado externo, é se fazer presente em outros mercados que não o nacional. É faturar em outras moedas (de preferência, moedas fortes). É adaptar os produtos para serem consumidos em outros mercados de acordo com a cultura local.

Por que internacionalizar?

Para abrir o leque de clientes, dolarizar os ganhos e trazer estabilidade econômica interna para a companhia. Além de dar mais credibilidade à companhia e aos produtos por ela comercializados.

Como começar?

Primeiramente, conhecer bem seu produto e saber se seu produto tem mercado. Qual é o mercado ideal para seu produto? Qual país? Pesquisas de mercado são imprescindíveis neste momento. Definido o macro mercado, é hora de refinar a pesquisa e definir onde será o pontapé inicial da internacionalização.

Abrir uma filial ou abrir parcerias?

Dependendo do tipo de produto e business, após uma profunda análise de mercado, decidir se, para experimentar o mercado o melhor seria uma parceria de revenda até que o produto se consolide no mercado. Ou, dependendo das circunstâncias, já abrir uma filial.

Por qie abrir nos EUA?

Primeiramente, por se tratar do maior mercado consumidor do mundo. Nos EUA pode-se abrir empresas, sem necessariamente ter que morar lá.

Quais são as principais vantagens de abrir uma empresa nos EUA?

1 – Rendimento em dólar, moeda forte e estável!

2 – Se inserir no maior mercado consumidor do mundo.

3 – Maior credibilidade para a companhia.


4 – Acesso a legislação menos burocrática, favorável ao empreendedor e estímulos governamentais.

5 – Crescimento profissional dos empreendedores.

EUA são o País preferido quando uma empresa brasileira busca internacionalização

Segundo pesquisa da APEX-Brasil de junho de 2019, os empreendedores do Brasil consideram o mercado americano parecido com o do Brasil e mais fácil de entender.

De acordo com a pesquisa, negócios que se estruturam para exportar ou internacionalizar produtos ou serviços têm mais chance de aumentar faturamento e crescer, aponta a pesquisa “Internacionalização das Empresas Brasileiras”, feita pela Apex-Brasil com mais de 250 empreendedores e executivos. Mais de 50% dos entrevistados revelaram que a internacionalização, hoje, é um caminho para melhorar os resultados e a imagem da empresa.

Se você está interessado em iniciar uma empresa nos EUA, mas não se sente preparado, concentre-se em aprender e crescer. Cerque-se de bons profissionais desde o início, que lhe apresentem uma boa pesquisa de mercado, um bom business plan e toda a estrutura jurídica e tributária necessária, lembre-se também de outra qualidade necessária aos profissionais que irão te ajudar nesta empreitada, o conhecimento amplo sobre a cultura americana, isso será seu diferencial.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração