Profissões em alta nos EUA

Mara Pessoni, advogada, especialista em Comércio Exterior escreve hoje, na coluna USA Fácil, sobre as profissões para brasileiros em alta nos Estados Unidos.

Confira o texto abaixo:

Mara Pessoni

Apesar da pandemia que atinge todo o planeta, os EUA estão com sua economia muito ativa, só em agosto foram gerados mais de 235 mil vagas de novos empregos, e o PIB em crescimento. Uma economia sólida não se abala fortemente com as crises passageiras.

A demanda por mão-de-obra especializada tende a crescer a cada mês, isto tem levado diversos estrangeiros, entre eles, os brasileiros, a buscarem por meios de imigrarem legalmente para os EUA através de visto de trabalho.

A ideia de que encontrar uma oportunidade de trabalho nos EUA é muito difícil ou de que os americanos não querem estrangeiros por lá, não passam de boatos, mitos que não se sustentam. Os americanos, querem sim bons profissionais. Grandes companhias estão à busca de profissionais no mundo inteiro e o Brasil é um foco dessas buscas, onde esses profissionais são muito bem aceitos e respeitados.

Outra grande bobagem é pensar que somente se pode viver nos Estados Unidos de maneira ilegal. Isso não é verdade e milhares de cidadãos brasileiros já vivem por lá com documentos e atuando em empresas mundialmente reconhecidas.

Existe uma infinidade de vistos de trabalho, muitos levam ao Green Card que permitem, viver e trabalhar legalmente nos EUA. Os principais são os vistos de categoria EB, (EB-1, EB-2, EB-2 NIW, EB-3, EB-4 e EB-5). Vistos EBs são Employment Based, green cards baseados e empregos e são emitidos pelo governo americano para trabalhadores e investidores essenciais e com comprovações extraordinárias.

Os Estados Unidos são um país que valoriza pessoas qualificadas, experientes e fluentes no inglês. Se você possui essas características, além de ter um espírito empreendedor, tem grandes chances de se dar bem na terra do Tio Sam.

Profissões para brasileiros que estão em alta nos Estados Unidos: 

Engenharia e Automação

Se você possui formação na área de engenharia ou tem experiência e graduação em automação, o mercado americano vai lhe receber de braços abertos. Há uma enorme quantidade de brasileiros que trabalham por lá e as oportunidades na área de infraestrutura, energia, automação e inteligência artificial não param de crescer.

TI e Telecom

O mesmo acontece com profissionais dessas duas áreas. Profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) e das telecomunicações são muito bem recebidos em estados como a Califórnia, por exemplo. São pequenas, médias e grandes empresas que buscam profissionais dessas áreas e fazem de tudo para tê-los em seus times.

Saúde

Médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos recebem os melhores salários nos Estados Unidos, mesmo sendo estrangeiros. São áreas em expansão por conta do envelhecimento da população americana e da melhora nos salários dos cidadãos daquele país. 

Setor Financeiro

Profissionais dessa área como economistas, administradores, contadores, corretores de valores, profissionais da área de risco, seguros e tecnologia de bancos tiveram uma supervalorização desde a crise financeira de 2008. Cidades do leste do país possuem muitas oportunidades, de Nova Iorque até Miami.

Turismo

O turismo sempre foi forte nos Estados Unidos, porém a personalização no atendimento e demandas dos que chegam para passear no país vem aumentando nos últimos anos. Em Nova Iorque, por exemplo, é possível alugar veículos e serviços de transfer com brasileiros que atuam na área. O setor de eventos também oportuniza empregos fixos na área para trabalhar nos Estados Unidos.

Ciência

Pesquisadores brasileiros nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática são muito bem-vistos e aceitos nos Estados Unidos. Docentes e pesquisadores da área da saúde também recebem facilidades para obter o Green Card, além de bolsas de estudo financiadas pelo governo e por empresas americanas.

Para todas as categorias acima é possível aplicar para os vistos (green cards) EB-3 e EB-2. Para alguns profissionais com experiência extraordinária, é possível aplicar para o visto EB-2 NIW, que dispensa o empregador, assim como, para pesquisadores, mestres e doutores é possível aplicar para o visto EB-1, que também dispensa empregador.

Busque orientação de advogados especializados em imigração para os EUA, antes de empreender essa jornada, pois uma mudança radical de país exige programação e um processo muito bem elaborado.

Witer DeSiqueira & Pessoni an International Law Corporation

Mara Pessoni – Advogada, Especialista em Comércio Exterior.

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração