Confira as diferenças entre os vistos H1-B, H2-B e H2-A

Todos são vistos de trabalho, porém cada um tem nuances e pré-requisitos diferentes.

Visto H1-B:

O visto H1B é um visto temporário ou não imigrante de “ocupação especial” dos Estados Unidos o que significa que o portador é empregado em uma posição que requer habilidades ou conhecimentos especializados.

Empregados que se adequam ao visto H1B normalmente precisam de um diploma universitário ou equivalente (o que pode significar três anos de experiência de trabalho para cada ano que normalmente seriam gastos na universidade). A posição deve ser aquela que normalmente exigiria esse nível de experiência.

O visto é válido por três anos, com uma possível prorrogação adicional de três anos, totalizando seis anos de permanência no total. Qualquer aplicante deve ser patrocinado por uma empresa legal (sponsor). Assim, o indivíduo deve ter uma oferta de trabalho, educação ou estágio antes de enviar a aplicação ao USCIS.

O USCIS normalmente emite um máximo de 65.000 vistos regulares H1B por ano, com algumas exceções:

  • Os primeiros 20.000 vistos concedidos a pessoas que possuem mestrado ou  superior não contam contra o limite.
  • Os vistos para pessoas que entram nos EUA para trabalhar no ensino superior ou em organizações afiliadas de pesquisa / sem fins lucrativos também podem  estar isentos do limite.
  • Os vistos 6800 são normalmente reservados para cidadãos do Chile e de Cingapura, sob o visto especial H1-B1. Esse número é deduzido da alocação total de vistos (65.000 regulares mais 20.000 mestres).

Por causa dos limites estritos, os vistos são concedidos com base na loteria. Isso significa que não há garantia de que, mesmo se você se qualificar, você receberá seu visto. (Claro, se você não se inscrever, não poderá ganhar na loteria).

Visto H2-B:

Os trabalhadores sazonais não-agrícolas, tanto qualificados como não qualificados, podem solicitar um visto H-2B para os Estados Unidos. Você deve ter uma oferta de emprego em primeiro lugar, para uma posição para a qual há uma escassez de trabalhadores americanos dispostos ou capazes de aceitar o emprego. Você deve ser capaz de mostrar que pretende voltar para casa no final da estadia permitida.

Esses vistos são usados ​​para uma ampla variedade de funcionários, como treinadores de empresas, animadores, atletas, orientadores de acampamento, instrutores de esqui e atendentes domésticos para pacientes terminais.

O portador do visto H-2B pode trazer um cônjuge e filhos (solteiros, menores de 21 anos) para os Estados Unidos. Os dependentes podem frequentar a escola nos Estados Unidos, mas podem não funcionar.

O visto inicial H-2B é válido por até um ano. Se o empregador puder mostrar que precisa de você por mais tempo, e você pode mostrar que ainda planeja retornar ao seu país de origem quando necessário, o visto pode ser estendido mediante solicitação em incrementos de um ano. Essas extensões podem ser difíceis de obter, no entanto – elas não são automáticas.

O tempo máximo que você pode ficar nos EUA com um visto H-2B é de três anos.

O limite numérico H-2B estabelecido pelo Congresso por ano fiscal é de 66.000, com 33.000 a serem alocados para o emprego a partir do 1º semestre do ano fiscal (1º de outubro a 31 de março) e 33.000 a serem alocados para o emprego a partir do 2º semestre do ano fiscal (1 de abril a 30 de setembro). Esta categoria tende a trazer muitos aplicantes, o que significa que um visto pode não estar disponível para você no ano em que você se inscrever.

Para se qualificar para um visto H-2B, seu empregador deve atender aos seguintes requisitos:

  • O empregador deve ter uma necessidade que seja sazonal, única, intermitente ou de pico.
  • O período de tempo do trabalho deve ser inferior a um ano.
  • Não deve haver trabalhadores americanos qualificados e disponíveis para o trabalho.

O funcionário deve atender aos seguintes requisitos de visto H-2B:

  • Você deve ter uma oferta de emprego válida de um empregador dos EUA para fazer trabalho sazonal ou temporário.
  • Você deve ter o conhecimento e as habilidades corretas para o trabalho.
  • Você deve ter a intenção de voltar para casa antes da data de vencimento do visto.

Visto H2-A:

O programa agrícola temporário H2A estabelece um meio para os empregadores agrícolas que antecipam uma escassez de trabalhadores domésticos para trazer trabalhadores estrangeiros não imigrantes para os EUA para realizar trabalho agrícola ou serviços de natureza temporária ou sazonal.

Qualificação do visto H2A – é adequado para:

  • Trabalhadores agrícolas estrangeiros com ofertas de emprego de empresas dos EUA.
  • Empresas dos EUA que contratam trabalhadores estrangeiros para executar trabalho agrícola ou serviços de natureza temporária ou sazonal.

Benefícios do Visto H2A

  • Você pode entrar nos EUA para trabalho temporário e aproveitar todos os benefícios dos funcionários
  • Seus dependentes podem ficar com você nos EUA
  • Você pode viajar livremente dentro e fora dos EUA no visto H2A
  • Você pode mudar de emprego se puder mostrar uma nova oferta de emprego

OBS.: O propósito deste artigo é informar as pessoas sobre imigração americana, jamais deverá ser considerado uma consultoria jurídica, cada caso tem suas nuances e maneiras diferentes de resolução. Esta matéria poderá ser considerada um anúncio pelas regras de conduta profissional do Estado da Califórnia e Nova York. Portanto, ao leitor é livre a decisão de consultar com um advogado local de imigração.