Como abrir uma empresa nos EUA – planejando seu negócio – pesquisa de mercado

Na coluna deste sábado, a advogada Mara Pessoni, especialista em Comércio Exterior, vai abordar pesquisa que permite que o empresário encontre clientes para sua empresa.  Mara integra o Witer DeSiqueira & Pessoni an International Law Corporation, com sede em Goiânia e filial nos Estados Unidos.

Leia a íntegra do texto:

Mara Pessoni

Uma pesquisa de mercado combinando o comportamento do consumidor e de promoção é fundamental para confirmar e melhorar sua ideia de negócio.

É crucial entender sua base de consumidores desde o início. A pesquisa de mercado permite que você reduza os riscos, mesmo quando seu negócio ainda é apenas um brilho em seus olhos.

Reúna informações demográficas para entender as melhores oportunidades e limitações para conquistar clientes. Isso pode incluir dados populacionais sobre idade, riqueza, família, interesses ou qualquer outra coisa que seja relevante para sua empresa.

Em seguida, responda às seguintes perguntas para ter uma boa noção do seu mercado:

  • Demanda: Existe um desejo por seu produto ou serviço?
  • Tamanho do mercado:quantas pessoas estariam periódicas em sua oferta?
  • Indicadores econômicos: qual é a faixa de renda e taxa de emprego?
  • Local: onde moram seus clientes e aonde sua empresa pode chegar?
  • Saturação do mercado:quantas opções semelhantes já estão disponíveis para os consumidores?
  • Preço:quanto os clientes em potencial pagam por essas alternativas?

Você também deseja se manter atualizado com as últimas tendências para pequenas empresas. É importante ter uma noção da participação de mercado específica que afetará seus lucros.

Você pode fazer pesquisas de mercado usando fontes existentes ou pode fazer uma pesquisa sozinho e ir direto aos consumidores.

As fontes existentes podem economizar muito tempo e energia, mas as informações podem não ser tão específicas para o seu público como você gostaria. Use-o para responder a perguntas gerais e quantificáveis, como tendências do setor, dados demográficos e renda familiar. 

Perguntar você mesmo aos consumidores pode lhe dar uma compreensão diferenciada de seu público-alvo específico. Porém, uma pesquisa direta pode ser demorada e cara. Use-a para responder a perguntas sobre sua empresa ou clientes específicos, como reações ao seu logotipo, melhorias que você poderia fazer na experiência de compra e para onde os clientes podem ir em vez de sua empresa.

Aqui estão alguns métodos que você pode usar para fazer pesquisa direta:

  • Pesquisas
  • Questionários
  • Grupos de foco
  • Entrevistas em profundidade

O Witer DeSiqueira & Pessoni an International Law Corporation aconselha a contratação de empresas profissionais especializadas em pesquisas de mercado, com ferramentas atualizadas, assim será possível obter dados bem mais próximos à realidade e não correr riscos de cometer erros.