Procon Goiás divulga planilhas para orientar consumidores a fazer pesquisa de preços e evitar falsas promoções na Black Friday

Os consumidores que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday 2019 (29/11) já podem ficar atentos às planilhas de preços que o Procon Goiás divulgou esta semana e iniciar uma pesquisa antecipada (veja aqui).

Para evitar que os consumidores sejam vítimas de falsas promoções durante esta data comercial, cuja prática ficou conhecida como “metade do dobro”, a equipe de fiscalização foi às ruas e visitou 34 estabelecimentos comerciais em Goiânia, sendo lojas de comércio de rua e localizadas em shopping centers, para aferir os preços de produtos como eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Esse trabalho foi realizado no final de outubro.

No total, foram consultados os preços de 565 itens. Confira aqui as planilhas. A intenção do Procon Goiás, ao fazer essa divulgação, é auxiliar o consumidor a fazer a comparação dos preços praticados antes das promoções com as ofertas que ainda serão anunciadas.

Em caso de divergência de preços, os consumidores poderão registrar a reclamação, seja presencialmente na sede do órgão (Rua 8, n 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia) ou em alguma das agências do Vapt Vupt. A reclamação também pode ser feita através da plataforma Procon Web: proconweb.ssp.go.gov.br.

E-commerce

O monitoramento de preços também é realizado pela internet, já que uma boa parcela das compras será feita pelo e-commerce. Até o momento, foram verificados os preços de diversos produtos ofertados por 11 sites (pelo menos 3 mil itens consultados).

Balanço 2018

Na Black Friday de 2018, a fiscalização do Procon Goiás abrangeu 33 lojas físicas e 28 sites e resultou na autuação de 8 lojas e 20 sites pelas seguintes irregularidades: preços acima da oferta promocional, precificação não-uniforme, indisponibilidade do histórico de preços dos últimos 12 meses (Lei Estadual n. 19.607, de 13 de fevereiro de 2017), falta de informações sobre parcelas de pagamento a prazo, entre outras.

Orientações

Os consumidores devem consultar a relação elaborada pelo Procon-SP com mais de 300 sites que devem ser evitados, pois tiveram reclamações registradas no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados : https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Veja abaixo orientações que devem ser seguidas pelos consumidores antes de ir às compras:

– Pesquisa antecipada: pesquise os preços dos produtos ou serviços desejados antes da compra em pelo menos três sites participantes da Black Friday e em outros fornecedores para

Verificar se a oferta é realmente vantajosa

– Compras por impulso: não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens desnecessários, cujos valores, se somados a outras dívidas, podem dificultar o pagamento e levá-lo ao endividamento.

– Política de privacidade: leia a política de privacidade da loja virtual para identificar os compromissos assumidos pela loja virtual quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados. Importante que o consumidor fique atento aos requisitos de segurança para inserção de senhas e dados.

– Comprovação de documentos: imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários. É importante fazer a reprodução (captura) da tela dos preços constando o horário e o domínio do site, pois a oferta deve ser cumprida conforme veiculado.

– A comercialização de produtos, ou serviços em loja, física ou online, deve observar as determinações do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Nas compras pela internet o consumidor tem o prazo de até 7 (sete) dias, contados do recebimento da mercadoria ou da contratação do serviço, para exercer o direito de arrependimento, ocasião em que pode cancelar a compra independente do motivo, sem que nenhum valor lhe seja cobrado.

– Frete: verifique se não houve o aumento do valor do frete, o que pode tornar o desconto menos vantajoso.

– Produtos importados: os produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as regras nacionais.

– Entrega: solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo. O consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. No caso de irregularidades, elas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento.

– Confira o produto no ato do recebimento. Caso o produto apresente vícios depois da entrega, deverá ser encaminhado à assistência técnica. A loja física ou virtual tem o prazo de 30 dias para solucionar o problema, após esse prazo o consumidor poderá exigir sua troca por outro produto idêntico, a devolução integral do valor pago ou o abatimento proporcional do preço.

– Em caso de redução de preços por vício, a informação deve ser prévia e clara. Porém, o vício não pode comprometer o funcionamento, utilização ou finalidade do produto.

– Lançamento de Produtos. Evite comprar produtos lançados na Black Friday, pois o consumidor não tem meios para aferir se o desconto vale ou não a pena.

Dicas de segurança:

Não compartilhe links via whatsapp que prometam promoções milagrosas; na maioria das vezes a mensagem é falsa, com conteúdo malicioso que pode prejudicar seu sistema operacional

Comprar pela internet é mais rápido e cômodo, mas é preciso tomar alguns cuidados.

-Verifique se o site é protegido pelo certificado SSL, que são o cadeado no navegador, a letra S no HTTP e o Selo de Segurança, além de confirmar se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página pesquisada.

-Procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone fixo e outras formas de contato, além do email.

-Cuidado ao clicar em links recebidos por e-mail marketing. Veja se a extensão do destinatário do e-mail corresponde ao da loja. Esses links podem levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas para furtar seus dados.

-Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular.

-Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimento físico, para facilitar a localização da empresa, caso ocorra algum problema.

-Prefira sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
-Instale programa de antivírus e o firewall, sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e mantenha atualizados no computador.

-Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

-Evite os horários de pico de acessos, quando as páginas ficam mais lentas e, no caso de dúvidas, entre em contato com o SAC e os canais de rede social da empresa.