Colégio particular é fechado por entregar diploma para aluno não matriculado

O Conselho Estadual de Educação, por meio do Parecer/Voto 005 do  Conselho Pleno, determinou fechamento imediato do Colégio Exemplo, que fica na Avenida T-9 nº 4.464, Quadra 22, Lote 6, Setor Jardim Planalto em Goiânia, que atua na área de ensino médio.  Dentre os motivos para o fechamento está a emissão de certificado de conclusão de nível médio para alunos que não frequentaram a instituição.

No parecer, o conselho apontou que 104 alunos que ingressaram no ensino superior com certificados do colégio, mas sem vínculo algum, e 329 estudantes que não constam nas atas de resultados finais apresentadas pela instituição de ensino. Dentre outros pontos, o CEE disse ainda que há “flagrante adulteração de diários de classe”, em que constam os nomes de alunos que se matricularam ao longo do ano e nos diários de classe apresentados não constam que os mesmos alunos frequentaram aulas.

A autorização de funcionamento do Colégio Exemplo venceu em 31 de dezembro de 2015 e, em virtude de comprovadas práticas educacionais incompatíveis com a legislação educacional, o Conselho afirma determinou o encerramento das atividades no estabelecimento.

A decisão, proferida em caráter terminativo, garantiu aos alunos matriculados no colégio todos os seus direitos, inclusive vaga em escola pública.