Câmara Municipal faz homenagem ao TRT-GO pelos seus 25 anos nesta terça-feira

A Câmara Municipal de Anápolis vai prestar homenagem ao TRT-GO pelos 25 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Estado de Goiás. A solenidade será realizada nesta terça-feira, 24/11, às 19h30, no auditório do Fórum de Anápolis, localizado no centro da cidade. Na ocasião, o desembargador-presidente Aldon Taglialegna também vai receber o título de Cidadão Anapolino, pelos 23 anos de magistratura na 18ª Região. A iniciativa é do vereador Paulo de Lima (PDT).

Justiça do Trabalho em Goiás
A população goiana passou a contar com a Justiça do Trabalho no Estado a partir do dia 1º de maio de 1941, data em que foi oficialmente instalada a Justiça do Trabalho no Brasil e também instalada a Junta de Conciliação e Julgamento (hoje 1ª Vara do Trabalho) de Goiânia. Em 1960, foi a vez de Anápolis, receber sua primeira Junta de Conciliação e Julgamento, inaugurada em 2 de agosto do mesmo ano. A partir de então, o Estado de Goiás abrigava duas JCJs, uma na capital e uma em Anápolis. Naquela época, as Juntas de Conciliação de Goiás estavam jurisdicionadas ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, sediado em Belo Horizonte (MG).

A Lei nº 6.927/81 criou a 10ª Região da Justiça do Trabalho, sediada em Brasília-DF. A partir de então, a Justiça Laboral goiana foi desmembrada do TRT da 3ª Região e agregada ao Regional de Brasília, onde permaneceu até 1989 quando a Lei 7.873, de 9.11.89, criou a 18ª Região da Justiça do Trabalho, com sede em Goiânia e jurisdição em todo o Estado de Goiás. Nessa época, o estado de Goiás já contava com 9 Juntas, sendo 5 na capital e 4 no interior.

Instalado em 30 de novembro de 1990, o TRT goiano teve como fundador e primeiro presidente, por força de lei, o Juiz Octávio José de Magalhães Drummond Maldonado e, como primeiro presidente eleito o Juiz Luiz Francisco Guedes de Amorim. Na data de sua instalação, a composição do Tribunal contava ainda com os seguintes Juízes: Sebastião Renato de Paiva, Norton Ribeiro Hummel, Josias Macedo Xavier, Platon Teixeira de Azevedo Filho e Iaba-luza Guimarães de Mello.

Nesses 25 anos, as demandas pela justiça trabalhista cresceram muito no Estado, e o TRT 18 acompanhou essas mudanças, com o aumento no número de servidores e juízes e na quantidade de Varas do Trabalho. Em 1990, o Tribunal tinha apenas 9 Varas do Trabalho, hoje conta com 50 unidades judiciárias, sendo 18 Varas do Trabalho na capital, 30 Varas do Trabalho no interior, além de dois postos avançados de atendimento à população nas cidades de Iporá e Porangatu.

Desembargador Aldon Taglialegna
O desembargador Aldon Taglialegna, natural de Tupaciguara (MG), formou-se em Direito em 1986, pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Ele iniciou sua carreira no serviço público no Ministério Público de Minas Gerais, onde atuou de 1987 a 1989. Foi aprovado no concurso do TRT18 de 1991 e tomou posse como juiz do trabalho substituto no ano de 1992, tendo atuado nas Varas do Trabalho de Jataí, Catalão e 10ª VT de Goiânia. Em 2009 ele tomou posse como desembargador do Trabalho e atualmente é o desembargador-presidente do TRT18, para o biênio janeiro/2015 a janeiro/2017.

Conforme o vereador Paulo de Lima (PDT), que teve a iniciativa da homenagem da Câmara dos Vereadores ao Tribunal e ao desembargador, o título de cidadão anapolino é um reconhecimento do município aos 23 anos de atuação do magistrado na Justiça do Trabalho goiana.