Câmara de Goiânia aprova lei que institui aulas de educação alimentar

De iniciativa do vereador Thiago Albernaz (PSDB), o projeto de lei que institui a obrigatoriedade de aulas especializadas de educação alimentar na rede pública de ensino foi aprovado na sessão desta terça-feira (10) da Câmara Municipal de Goiânia. De acordo com a proposta, as aulas devem ocorrer pelo menos uma vez por mês e serão ministradas por profissionais devidamente capacitados.

Para tornar as aulas viáveis, a prefeitura poderá firmar convênios com a Secretaria Municipal de Saúde, bem como profissionais qualificados da iniciativa privada. Além das aulas, a prefeitura também será responsável por autorizar e realizar a confecção de cartilhas contendo noções básicas sobre educação alimentar, que serão destinadas aos alunos, professores e servidores das escolas municipais. O projeto de lei determina ainda que as despesas decorrentes da execução da lei são de responsabilidade da prefeitura.

Para Thiago Albernaz, a importância de conscientizar e orientar os alunos das escolas municipais da Capital acerca dos perigos e nocividades provenientes de uma má alimentação é o ponto principal da nova norma. “Não podemos deixar de lado que o Brasil é um dos países com maior número de crianças obesas do mundo, o que vem se tornando um grande problema atinente à saúde pública. Temos de agir com seriedade para promover a re-educação alimentar”, afirma Albernaz. O projeto segue para sanção do prefeito.